Pelo algoritmo de Lee, a paciente é classificada como class...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673980 Medicina
Uma paciente de 71 anos de idade está em avaliação pré-operatória para a realização de colectomia esquerda por carcinoma de cólon. Nega qualquer sintoma cardiovascular, mantendo boa capacidade funcional e conseguindo subir dois lances de escada seguidos sem sintomas. Já apresentou acidente vascular encefálico de provável etiologia aterosclerótica há dois anos, sem sequelas motoras após reabilitação; utilizava diariamente AAS 100 mg e atorvastatina 40 mg. O exame físico, o eletrocardiograma, a radiografia de tórax e os exames laboratoriais encontram-se sem alterações séricas. 


Com relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Pelo algoritmo de Lee, a paciente é classificada como classe III, com risco de 7% de complicações cardíacas maiores no perioperatório, considerada como apresentando um risco intermediário.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

Vamos entender o raciocínio por trás da questão:

A paciente em questão está sendo avaliada para um procedimento cirúrgico eletivo, uma colectomia esquerda devido a um carcinoma de cólon. Em situações como essa, é crucial avaliar o risco cardíaco pré-operatório para minimizar complicações.

O algoritmo de Lee, também conhecido como Índice de Risco Cardíaco Revisado (IRCR), é uma ferramenta amplamente utilizada para estimar o risco de complicações cardíacas em cirurgias não cardíacas.

Este algoritmo leva em consideração fatores como:

  • Histórico de doença cardíaca isquêmica.
  • Histórico de insuficiência cardíaca.
  • Doença cerebrovascular (como AVC).
  • Diabetes mellitus em tratamento com insulina.
  • Insuficiência renal.
  • Cirurgia de alto risco.

No caso da paciente:

  • Ela tem um histórico de acidente vascular encefálico, o que soma um ponto no IRCR.
  • A coleta cirúrgica (colectomia) é considerada uma cirurgia de risco intermediário.
  • A paciente não apresenta outros fatores de risco entre os listados no algoritmo de Lee.

Com apenas um fator de risco (doença cerebrovascular), a paciente se enquadra na classe III de risco do índice de Lee, o que corresponde a um risco estimado de 7% para complicações cardíacas maiores no perioperatório.

Portanto, a afirmação de que ela apresenta um risco intermediário de complicações é correta, justificando a alternativa C como a resposta certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se ao algoritmo de Lee, que é uma ferramenta utilizada para avaliar o risco de complicações cardíacas no perioperatório. Segundo o algoritmo de Lee, a paciente é classificada como classe III, com risco de 7% de complicações cardíacas maiores no perioperatório. Isso é correto porque o algoritmo de Lee leva em consideração certos fatores de risco, incluindo idade, capacidade funcional, histórico de acidente vascular encefálico (AVE), uso de aspirina e presença de doença aterosclerótica. Neste caso, apesar da idade avançada da paciente e do histórico de AVE, ela tem boa capacidade funcional (consegue subir dois lances de escada sem sintomas), utiliza aspirina e atorvastatina (indicativos de manejo de risco cardiovascular), e não apresenta outras alterações significativas em exames físicos e laboratoriais. Portanto, ela é corretamente classificada como apresentando um risco intermediário de complicações cardíacas no perioperatório.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo