Sobre a prevenção e manejo da infecção por citomegalovírus (...
Sobre a prevenção e manejo da infecção por citomegalovírus (CMV) em pessoas submetidas a transplantes de órgão sólido, assinale a alternativa incorreta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a prevenção e manejo da infecção por citomegalovírus (CMV) em pacientes submetidos a transplantes de órgão sólido. O objetivo é identificar a alternativa incorreta.
A alternativa E é a incorreta. Vamos entender o porquê:
Alternativa E: "A sorologia é preferível como diagnóstico da infecção por CMV, já que o método molecular não diferencia infecção latente da ativa." Esta afirmação é incorreta porque, na prática, os métodos moleculares, como a PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), são preferíveis na detecção de infecção ativa por CMV em transplantados. Eles são mais sensíveis e podem diferenciar entre infecção ativa e latente, ao contrário da sorologia, que só indica se a pessoa foi exposta ao vírus anteriormente.
Agora, vamos justificar as alternativas corretas:
Alternativa A: "O grupo de mais alto risco é composto de receptores soronegativos para CMV com doadores com infecção latente por esse vírus." Esta é uma afirmação correta, pois receptores que nunca foram expostos ao CMV (soronegativos) e recebem um órgão de um doador previamente infectado (soropositivo) têm um risco maior de desenvolver infecção ativa.
Alternativa B: "Receptores soropositivos para CMV que recebem órgãos de doadores também soropositivos estão em risco moderado, superior àqueles receptores soropositivos com doadores soronegativos." Esta afirmação é correta porque a presença do vírus em ambos receptor e doador aumenta o risco de reativação viral, embora menor que em doadores positivos com receptores negativos.
Alternativa C: "A infecção pelo CMV está associada a risco de rejeição aguda do enxerto." Esta é uma afirmação correta, pois o CMV pode desencadear uma resposta imunológica que aumente o risco de rejeição do órgão transplantado.
Alternativa D: "A cultura viral para CMV tem sido abandonada na rotina de seguimento de transplantados devido à baixa acurácia." Esta afirmação é correta, pois culturas virais são menos sensíveis e mais demoradas comparadas aos métodos moleculares modernos, levando à sua substituição na prática clínica.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo