Substituindo-se a forma verbal destacada no trecho – “Há mui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372020 Português

Atenção: A questão refere-se ao texto abaixo.


Há muitas pessoas que precisam aprender, mas a humanidade não dispõe de doutos em número suficiente para lhes ensinar. Então, como resolver o problema? [...]

O professor não precisa ser douto, mas saber tudo o que deve fazer, e este "tudo" lhe é dado nas mãos pelos doutos, que preparariam o que ensinar e como ensinar. Esta passagem de um sujeito que produzia conhecimentos para um sujeito que sabe o saber produzido por outros e que o transmite, instaura na constituição mesma da identidade profissional do professor, o signo da desatualização, porque como o professor não está produzindo os saberes que ensina, ele está sempre atrás destes saberes que estão sendo produzidos por outros. É necessária uma contínua atualização para estar sabendo o que se produz de novo que, para se tornar objeto de ensino, passará pelo processo de sua transformação em conteúdo de ensino. 

Esta identidade social do professor, o sujeito que sabe o saber produzido por outros, e que o transmite, permanece ao longo da história, mais ou menos do século XVII até meados do século XX.


(GERALDI, João Wanderley. Professor: construção e reconstrução da identidade profissional. Disponível em: http://portos.in2web.com.br) 

Substituindo-se a forma verbal destacada no trecho – muitas pessoas que precisam aprender, mas a humanidade não dispõe de doutos em número suficiente para lhes ensinar”. − , pelo verbo existir, mantêm-se corretas a voz verbal, a correlação temporal e a concordância verbal em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com foco no uso correto da concordância verbal. O trecho mencionado aborda a substituição do verbo "há" pelo verbo "existir". Aqui, é importante lembrar que "há" é uma forma impessoal do verbo "haver" no sentido de existir, e portanto, não flexiona no plural. Já o verbo "existir" flexiona de acordo com o sujeito.

Alternativa correta: B - Existem.

Na frase original, "há muitas pessoas", o verbo "há" é impessoal. Ao trocar pelo verbo "existir", que é pessoal, precisamos fazer a concordância com "muitas pessoas", sujeito da oração. Por isso, a forma correta é "existem muitas pessoas".

Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Existe. Esta forma não concorda com o sujeito "muitas pessoas", que está no plural. Portanto, a forma correta seria "existem".

C - Existiram. Apesar de estar no plural, que concorda com "muitas pessoas", o tempo verbal está no passado, enquanto a forma original "há" refere-se ao presente.

D - Existirão. Esta forma está no futuro, o que altera o sentido temporal da frase original, que está no presente.

E - Existia. Embora concorde com o sujeito em número, o tempo verbal está no passado, diferente do tempo presente utilizado na frase original.

Portanto, B - Existem é a única alternativa que mantém a correção quanto à concordância, voz verbal e correlação temporal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Verbo "Haver" no sentido de existir, ocorrer, acontecer ou indicação de tempo decorrido, só podem ficar no SINGULAR.

Ex: Havia pessoas perdidas naquela cidade - sentido de existir - oração sem sujeito - verbo impessoal.

Logo, o correto é Existiam pessoas perdidas naquela cidade.

Dessa forma, na questão o gabarito é B - Existem.

GABARITO - B

Haver no sentido de existir = Impessoal

O que vem após = Objeto direto.

------------------------------------------------------

Trocando por existir = Sujeito.

É preciso manter a concordância entre sujeito e verbo, portanto:

Existem muitas pessoas.

------------------------------------------------

Bons estudos!

Assertiva B

a correlação temporal e a concordância verbal em:Existem.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo