Acerca  do  trecho  “O  acervo  conta  com  739  livros  de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044737 Português
         Escola de aldeia indígena na região do Rio Arapiuns ganha biblioteca 

O “Espaço de Leitura Aldeia Nova Vista” é a realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade.   

          Na semana em que se comemoram o dia do livro e o do  indígena,  18  e  19  de  abril,  a  Escola  Nossa  Senhora  de Fátima da aldeia Nova Vista, situada à margem esquerda do Rio Arapiuns, no município de Santarém, oeste do Pará,  foi presenteada com  sua primeira biblioteca. A instituição  tem turmas  da  alfabetização  ao  9.º  ano  e  de  ensino  médio modular.
 O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira vez, chegou a uma comunidade indígena.  Nova  Vista  fica  bem  distante  da  cidade  de Santarém,  cerca  de  8  horas  de  barco,  e  abriga  em  torno de 56 famílias indígenas que habitavam a região do Arapiuns.

 A biblioteca é a  realização de um sonho da indígena Luanna Oliveira, de 24 anos de idade, que, em 2017, durante a graduação em Letras, passou a fazer parte do grupo Lelit da Universidade  Federal  do  Oeste  do  Pará  (Ufopa).  Sob  a orientação  dos  professores  Zair  Henrique  e  Percival  Leme Britto,  a  então  universitária  desenvolveu  o  projeto  de pesquisa da biblioteca que hoje se tornou realidade na aldeia.

       Luanna concluiu a graduação e ingressou este ano no mestrado  em  educação  pela  Ufopa,  mas  continuou desenvolvendo o projeto na comunidade com o objetivo de proporcionar às crianças de Nova Vista um espaço de leitura onde a realidade e o imaginário se encontram. “A escola da comunidade  não  possui  biblioteca  nem  ponto  de  Internet (está instalada uma antena, mas não tem viabilidade para o sinal de Internet). A maioria dos professores não pertence à comunidade”, pontuou. 
  Segundo  a  indígena,  a  falta  de  leitura  dificulta  a trajetória escolar e acadêmica de muitos jovens da aldeia. “A educação  dentro  da  aldeia  não  é  suficiente  para prepará‐los e a migração para o meio urbano é frustrante em alguns casos”, acrescentou. 
         Com  o  espaço,  a  pesquisadora  pretende  ampliar  o leque  de  oportunidades  para  as  crianças  da  aldeia  e contribuir para eternizar uma cultura que está presente no dia a dia dos paraenses. 

Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
Acerca  do  trecho  “O  acervo  conta  com  739  livros  de  literatura,  sendo  410  obras  doadas  pelo  Projeto  Livro  Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira  vez, chegou a uma comunidade indígena.” (linhas de 8 a 11),  assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada foca na análise morfológica e sintática de um trecho de texto, um tema essencial na área de Morfologia. Para resolver essa questão, é necessário ter um bom entendimento sobre a função das palavras e suas classificações dentro de frases. Vamos explorar cada alternativa para compreender a resposta correta.

A alternativa B é a correta. Ela afirma que o particípio "doadas" marca passividade, mesmo que o verbo auxiliar "ser" não esteja explícito na frase. Isso é verdade, pois o particípio passado "doadas" sugere uma ação recebida pelas obras (ou seja, as obras foram doadas), tipicamente formando uma voz passiva.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A alternativa afirma que o gerúndio "sendo" é um exemplo de "gerundismo". No entanto, neste contexto, "sendo" não faz parte de uma construção que implique redundância ou uso excessivo, portanto, não é um exemplo de gerundismo.

C - A alternativa sugere que "solidário" e "indígena" têm a mesma justificação para serem acentuadas. Isso está incorreto, pois "solidário" é uma palavra paroxítona terminada em ditongo, enquanto "indígena" é uma proparoxítona, que por regra são sempre acentuadas.

D - A alternativa defende que deveria haver crase em "chegou a uma comunidade indígena", mas isso está errado. A crase ocorre antes de palavras femininas quando o "a" é a contração da preposição "a" com o artigo "a" (ou "as"). Neste caso, "uma" é um artigo indefinido, e não há fusão de preposição com artigo, portanto, não há crase.

E - Aqui, a afirmação é que "uma" deve ser classificado como numeral. Isso está incorreto. Em "uma comunidade indígena", "uma" é, de fato, um artigo indefinido, não um numeral. Numerais indicam quantidade exata ou ordem, e este não é o caso.

Com base nessas análises, podemos concluir que a alternativa B está correta, enquanto as outras possuem erros conceituais relevantes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B DE BRENNO

GABARITO: B

Percebem que há construção de voz passiva no segmento mencionado:

"O acervo conta com 739 livros de literatura, sendo 410 obras doadas pelo Projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do estado, que, pela primeira vez, chegou a uma comunidade indígena."

Voz ativa: 

O projeto Livro Solidário doou 410 obras (...)

Voz passiva analítica:

410 obras foram doadas pelo projeto Livro Solidário

De fato, para marcar a voz passiva há que se observar o verbo SER+PARTICÍPIO, acontece que a alternativa correta menciona a respectiva ressalva.

Já no que diz respeito ao GERUNDISMO, não se observa qualquer impropriedade de sorte que sua utilização, apenas uma vez na oração, não incorre na proibição, qual seja:

Não se usa gerúndio para identificar tempo futuro.

Por exemplo:

Vou estar viajando para fortaleza na próxima semana [ERRADO]

Vou viajar para fortaleza na próxima semana [CORRETO]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo