O que é o polimorfismo em Orientação a Objetos e como ele é ...
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Gabarito: Letra D.
Para compreender a alternativa correta, é essencial entender o conceito de polimorfismo na Programação Orientada a Objetos (POO). Polimorfismo é um princípio que permite que objetos de diferentes classes sejam tratados como objetos de uma classe comum. Isso é possível graças à capacidade que esses objetos têm de responder a mensagens/métodos comuns, cada um de acordo com sua própria implementação. Essencialmente, isso nos permite escrever código que opera em um nível mais genérico, sem se preocupar com os tipos específicos dos objetos com os quais estamos lidando.
No contexto de POO, o polimorfismo manifesta-se de diversas formas, como o polimorfismo de sobreposição (onde métodos são reescritos em classes derivadas) e o polimorfismo de sobrecarga (onde métodos com o mesmo nome têm parâmetros diferentes em uma mesma classe).
Por exemplo, considere uma função que desenha uma forma geométrica. Se tivermos uma classe base chamada Forma com um método desenhar(), classes derivadas como Círculo e Quadrado podem implementar suas próprias versões do método desenhar(). Quando uma variável do tipo Forma é usada para invocar desenhar(), o método correspondente à classe do objeto real (Círculo ou Quadrado) é chamado, mesmo que a variável seja do tipo da classe base.
Quanto à implementação em diferentes linguagens de programação, embora a ideia fundamental do polimorfismo seja a mesma, a forma como é implementada pode variar. Linguagens estaticamente tipadas como Java e C++ usam tipos de referência e herança para implementar polimorfismo, enquanto linguagens dinâmicas, como Python e Ruby, utilizam duck typing, onde a presença de métodos específicos, não o tipo do objeto, determina sua utilizabilidade.
Com isso em mente, a alternativa D é a correta porque descreve o polimorfismo como a capacidade de uma classe apresentar diferentes comportamentos em diferentes situações através de métodos que podem ser redefinidos em classes derivadas, permitindo a diferentes objetos responderem ao mesmo chamado de método de maneiras distintas. O trecho da resposta que fala sobre a implementação em diferentes linguagens de programação reforça a ideia de que, embora o conceito de polimorfismo seja universal, a sua aplicação prática pode variar dependendo das características específicas de cada linguagem.
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O polimorfismo em Orientação a Objetos é a capacidade de um objeto se comportar de diferentes formas, permitindo que objetos de diferentes classes sejam tratados de maneira intercambiável. Ele pode ser alcançado por meio de herança e substituição de métodos, onde uma classe filha pode substituir e adicionar comportamentos específicos à classe pai, ou por meio da capacidade dos objetos responderem a chamadas de método específicas, independentemente de sua classe. O polimorfismo é uma característica importante que promove a flexibilidade, reutilização de código e modularidade nos sistemas orientados a objetos.
Em resumo, o polimorfismo em Orientação a Objetos permite que objetos de diferentes classes sejam tratados de forma unificada, facilitando a manipulação e permitindo que o código seja mais flexível e reutilizável. Sua implementação varia de acordo com a linguagem de programação utilizada, mas o objetivo é permitir que objetos assumam diferentes comportamentos ou formas, tornando o sistema mais modular e adaptável a diferentes situações.
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