A alternativa que atende às normas de escrita da língua port...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não se inicia frase com pronome oblíquo átono, logo já se elimina A e C, o correto é: consequência, desta forma estão erradas E e B
"PARECE-ME" - PRONOME OBLÍQUO ÁTONO NÃO PODE INICIAR ORAÇÃO. ÊNCLISE OBRIGATÓRIA;
"DARÁ" - FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO. ASSIM, O PRONOME OBLÍQUO ÁTONO TEM QUE FICAR NO MEIO DO VERBO, OU SEJA, MESÓCLISE.
"CONSEQUÊNCIA" - NÃO HÁ MAIS TREMA;
EUROPEIA - DITONGO ABERTO NA PENÚLTIMA SÍLABA. NÃO HÁ MAIS ACENTO;
"PENÍNSULA IBÉRICA" - RECEBE O ACENTO AGUDO.
Sobre o Trema
o trema deixou de existir em todas as palavras da língua portuguesa, embora ainda permaneça em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados. Exemplos: Bündchen, Müller, mülleriano.
A questão compreende três temas:
1) ortografia (orto = correto; grafia = escrita)
Dissecando a palavra, é notório que a ortografia versa sobre a escrita das palavras em obediência à norma culta;
2) Acentuação gráfica
É a marcação, na escrita, da sílaba mais forte, feita com uso de acento grave ou agudo;
3) Sintaxe de colocação
A posição do pronome oblíquo átono (me, te, se, lhe, vos, o[s], a[s], etc.) pode ser distintamente três: próclise (antes do verbo. p.ex. não se realiza trabalho voluntário), mesóclise (entre o radical e a desinência verbal, p.ex. realizar-se-á trabalho voluntário) e ênclise (após o verbo, p.ex. realiza-se trabalho voluntário).
a) Me parece que a primeira grande divisão (...) dará-se no período do Mercantilismo, já como consequência, inclusive, da expansão européia, quer pela ação dos comerciantes venezianos quer pelas conquistas do ocidente pela ação da Peninsula Ibérica.
Incorreto. Há quatro erros: em "me parece" o pronome não pode encabeçar"; em "dará-se" deve-se recorrer à mesóclise, haja vista o verbo estar no futuro do presente; a palavra "européia" grafa-se sem acento, pois o Novo Acordo aboliu o acento agudo dos ditongos "ei" e "oi" das paroxítonas; por fim, em "Penisula" carece de acento, uma vez que toda proparoxítona deve ser acentuada. Correções: "parece-me", "dar-se-á", "europeia" e "península";
b) Parece-me que a primeira grande divisão (...) se dará (...) como conseqüencia, inclusive, da expansão européia, quer pela ação dos comerciantes venezianos, quer pelas conquistas do Ocidente pela ação da Península Ibérica.
Incorreto. Há dois erros: em "conseqüencia" deve-se suprimir o trema e inserir acento circunflexo na sílaba tônica. A outra palavra já fora esmiuçada. Correções: "consequência" e "europeia";
c) Me parece que a primeira grande divisão (...) dar-se-á no período do Mercantilismo, já como consequência, inclusive, da expansão europeia, quer pela ação dos comerciantes venezianos, quer pelas conquistas do ocidente pela ação da Peninsula Iberica.
Incorreto. Há três erros: além do já exposto, as palavras sublinhadas são proparoxítonas e por essa razão devem estar acentuadas. Correções: "parece-me", "Península" e "Ibérica";
d) Parece-me que a primeira grande divisão social do trabalho educativo dar-se-á no período do Mercantilismo, já como consequência, inclusive, da expansão europeia, quer pela ação dos comerciantes venezianos, quer pelas conquistas do Ocidente pela ação da Península Ibérica.
Correto. Todo o trecho está em perfeita consonância com a norma culta;
e) Parece-me que a primeira grande divisão social do trabalho educativo dará-se no periodo do Mercantilismo, já como conseqüencia, inclusive, da expansão europeia, quer pela ação dos comerciantes venezianos, quer pelas conquistas do ocidente pela ação da Península Ibérica.
Incorreto. Há três erros, mas somente um não fora esmiuçado: a palavra "periodo" é proparoxítona em que consta hiato. Deve-se acentuá-la, portanto: "período".
Letra D
Assertiva D
Parece-me que a primeira grande divisão social do trabalho educativo dar-se-á no período do Mercantilismo, já como consequência, inclusive, da expansão europeia, quer pela ação dos comerciantes venezianos, quer pelas conquistas do Ocidente pela ação da Península Ibérica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo