Um menino de 11 anos de Urubici, na Serra Catarinense, morre...
Um menino de 11 anos de Urubici, na Serra Catarinense, morreu de hantavirose. A secretaria estadual de saúde está tomando todas as providências para o controle dos casos e prevenção dessa doença. A hantavirose é mais comum no meio rural e as pessoas que podem se contaminar com mais facilidade são agricultores, pescadores, trabalhadores em áreas de reflorestamento, pessoas que vivem ou trabalham no campo e que varrem locais fechados, como galpões, paióis, armazéns e casas de campo fechadas e pouco ventiladas (www.g1.globo.com, em 20/09/2022). Constitui-se medida de prevenção e controle dessa doença, pela população em geral,
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Hantavirose é uma doença viral transmitida por hantavírus, principalmente por roedores. As formas clínicas mais comuns são a síndrome pulmonar por hantavírus (SPHV) e a febre hemorrágica com síndrome renal (FHSR) .
Transmissão: Reservatório : Roedores (urina, fezes, saliva); Contágio : Inalação de partículas contaminadas ou contato direto.
Sintomas: SPHV : Febre, dor muscular, tosse, dificuldade respiratória; FHSR : Febre, dor abdominal, hemorragias, problemas renais.
Diagnóstico: Análise de histórico de exposição e exames laboratoriais (sorologia e PCR).
Tratamento: Sem antivirais específicos; tratamento é sintomático e suporte médico.
Prevenção: Controle de roedores e higiene em ambientes vulneráveis à contaminação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo