O processo de limpeza e esterilização envolve não apenas a ...
( ) Dentre os métodos químicos, o glutaraldeído é um líquido com potente ação biocida e pode ser utilizado em materiais termossensíveis (não resistem à alta temperatura), mas necessita de um longo tempo de exposição para ser esporicida. É muito utilizado por ter baixo custo e baixo poder corrosivo, porém é irritante das vias aéreas; pode causar queimaduras na pele, membrana e mucosas.
( ) O calor seco da estufa provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetra nas substâncias de uma forma mais rápida que o calor úmido e por isso exige temperaturas menos elevadas e tempos mais curtos de esterilização.
( ) O calor úmido da autoclavagem provoca a desnaturação e coagulação das proteínas e fluidificação dos lipídeos. A autoclavagem é muito utilizada nos vários setores de serviços da saúde por ser de custo acessível e de fácil utilização. Além disso, consegue esterilizar uma infinidade de materiais, inclusive tecidos e soluções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos analisar cada uma das proposições para entender melhor:
(V) Dentre os métodos químicos, o glutaraldeído é um líquido com potente ação biocida e pode ser utilizado em materiais termossensíveis (não resistem à alta temperatura), mas necessita de um longo tempo de exposição para ser esporicida. É muito utilizado por ter baixo custo e baixo poder corrosivo, porém é irritante das vias aéreas; pode causar queimaduras na pele, membrana e mucosas.
Correto! O glutaraldeído é um agente químico amplamente utilizado na esterilização de materiais que não suportam altas temperaturas. Ele possui um longo tempo de exposição necessário para eliminar esporos e realmente tem um custo relativamente baixo e um poder corrosivo menor comparado a outros agentes químicos. No entanto, é importante ter cuidado ao manuseá-lo, pois pode ser irritante e causar queimaduras.
(F) O calor seco da estufa provoca a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, penetra nas substâncias de uma forma mais rápida que o calor úmido e por isso exige temperaturas menos elevadas e tempos mais curtos de esterilização.
Falso. O calor seco realmente causa a oxidação dos constituintes celulares orgânicos, mas ele não penetra nas substâncias de forma mais rápida que o calor úmido. Na verdade, o calor seco requer temperaturas mais elevadas e tempos mais longos de exposição para ser eficaz na esterilização, comparado ao calor úmido.
(V) O calor úmido da autoclavagem provoca a desnaturação e coagulação das proteínas e fluidificação dos lipídeos. A autoclavagem é muito utilizada nos vários setores de serviços da saúde por ser de custo acessível e de fácil utilização. Além disso, consegue esterilizar uma infinidade de materiais, inclusive tecidos e soluções.
Correto! O calor úmido, utilizado na autoclavagem, é extremamente eficaz porque causa a desnaturação e coagulação das proteínas e a fluidificação dos lipídeos dos micro-organismos. A autoclave é um equipamento comum em serviços de saúde devido ao seu custo acessível e facilidade de uso. Ela é capaz de esterilizar diversos tipos de materiais, incluindo tecidos e soluções.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema de esterilização em odontologia. Se tiver mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo