O instituto do amicus curiae tem suas origens na Common Law ...
constitucional.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
JUSTIFICATIVA CESPE
O item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura do concurso.
COMENTÁRIOS EXTRAS
O item está incorreto pois coloca no mesmo plano o instituto do amicus curiae e a figura da intervenção de terceiros. Para saber mais, o melhor link sobre a matéria é este: http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080930160753402&mode=print
A sua natureza jurídica é uma intervenção de terceiros anômala, marcaria como Correta.
TEC
Gabarito: ANULADA.
Conforma a lição do professor Marcelo Novelino, em que pese ter ocorrido o veto ao dispositivo que tornaria expressa legalmente a possibilidade de amicus curiae na ADC, por analogia identifica-se a possibilidade de sua utilização junto a ação declaratória de constitucionalidade.
A participação do amicus curiae é admitida por analogia.9 Havia previsão legal expressa no projeto de lei, mas o dispositivo foi vetado. Nas razões do veto, afirmou-se restar assegurada a possibilidade de o STF, por meio de interpretação sistemática, admitir no processo da ação declaratória a abertura processual prevista para a ADI. Diante de tal justificativa, fica a dúvida: qual a razão para vetar o dispositivo? (Marcelo Novelino, Manual de Direito Constitucional, 2014)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo