O instituto do amicus curiae tem suas origens na Common Law ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47276 Direito Constitucional
Julgue os itens seguintes acerca dos institutos do direito
constitucional.

O instituto do amicus curiae tem suas origens na Common Law e busca o aprimoramento jurisdicional, dando suporte à corte por meio da inserção de argumentos e debates e indicando pontos até então não observados. A sua previsão para a Ação Direta de Inconstitucionalidade e a Ação Direta de Constitucionalidade encontra-se em lei, porém esse instituto ainda é visto como intervenção de terceiros.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

JUSTIFICATIVA CESPE

O item extrapola os objetos de avaliação previstos no edital de abertura do concurso.

COMENTÁRIOS EXTRAS

O item está incorreto pois coloca no mesmo plano o instituto do amicus curiae e a figura da intervenção de terceiros. Para saber mais, o melhor link sobre a matéria é este:  http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20080930160753402&mode=print

A sua natureza jurídica é uma intervenção de terceiros anômala, marcaria como Correta.

TEC

Gabarito: ANULADA.

 

Conforma a lição do professor Marcelo Novelino, em que pese ter ocorrido o veto ao dispositivo que tornaria expressa legalmente a possibilidade de amicus curiae na ADC, por analogia identifica-se a possibilidade de sua utilização junto a ação declaratória de constitucionalidade.  

 

A participação do amicus curiae é admitida por analogia.9 Havia previsão legal expressa no projeto de lei, mas o dispositivo foi vetado. Nas razões do veto, afirmou-se restar assegurada a possibilidade de o STF, por meio de interpretação sistemática, admitir no processo da ação declaratória a abertura processual prevista para a ADI. Diante de tal justificativa, fica a dúvida: qual a razão para vetar o dispositivo? (Marcelo Novelino, Manual de Direito Constitucional, 2014)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo