A política de segurança mundial para os pacientes vem avança...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836968 Enfermagem
A política de segurança mundial para os pacientes vem avançando nos últimos anos em conhecimentos e estratégias para melhorias de práticas mais seguras, e entende-se que, no caráter educativo, e não no caráter punitivo, apresenta ênfase mais satisfatória. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O PNSP estabelece quatro eixos para estabelecer a promoção e apoio à implementação das iniciativas voltadas à segurança do paciente, sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta. Agora, vamos entender o porquê.

Tema da questão:

Esta questão aborda o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil. O foco está nos eixos fundamentais que promovem a segurança do paciente e a caracterização do programa como educativo, e não punitivo.

Explicação da Alternativa Correta (E):

A alternativa E está incorreta porque o PNSP não tem como objetivo principal a identificação dos erros e seus autores. A política de segurança do paciente busca promover uma cultura de segurança, onde o foco está na melhoria dos processos e na prevenção dos erros, e não na punição dos responsáveis. Este enfoque visa criar um ambiente onde os profissionais se sintam seguros para reportar incidentes, favorecendo a aprendizagem e a melhoria contínua.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Estímulo a uma prática assistencial segura:
Correta, pois o PNSP promove práticas assistenciais mais seguras, incentivando protocolos e diretrizes que minimizem riscos ao paciente.

B - Envolvimento do cidadão na sua segurança:
Correta, uma vez que a participação ativa do paciente e de seus familiares é fundamental para a segurança do paciente. Isso inclui informar-se sobre seu tratamento e comunicar quaisquer preocupações ou dúvidas.

C - Inclusão do tema “segurança do paciente” no ensino:
Correta, pois a formação de futuros profissionais de saúde com foco na segurança do paciente é essencial para criar uma cultura de segurança desde a educação básica até a formação contínua.

D - Incremento de pesquisa sobre segurança do paciente:
Correta, pois o desenvolvimento de pesquisas e estudos nessa área é vital para identificar novas estratégias e práticas baseadas em evidências que melhorem a segurança do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) no Brasil, focando nos eixos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para promover iniciativas voltadas à segurança do paciente. As alternativas A, B, C e D apresentam aspectos que estão alinhados com a abordagem do programa, que inclui incentivar práticas assistenciais seguras (A), envolver o paciente na sua própria segurança (B), inserir o tema de segurança do paciente no contexto educacional (C) e fomentar pesquisas na área (D). A alternativa E, "Identificação dos erros e seus autores", é a resposta incorreta, pois o enfoque do PNSP não é na punição ou identificação dos autores de erros, mas sim na cultura de segurança que enfatiza o aprendizado e a melhoria contínua dos processos de saúde. A abordagem correta é criar um ambiente onde os erros possam ser discutidos e analisados de forma construtiva, com o objetivo de prevenir futuras ocorrências, em vez de culpar indivíduos. Este é um princípio fundamental para a efetiva implementação de uma política de segurança do paciente que busca a melhoria das práticas de saúde e a redução de danos de maneira sistêmica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo