O planejamento do arranjo físico, ou planejamento do layout,...
O planejamento do arranjo físico, ou planejamento do layout, é o processo que envolve decisões sobre como organizar espacialmente as instalações, isto é, o posicionamento e a localização de máquinas, equipamentos, estações de trabalho, áreas de atendimento, circulação, enfim, toda a disposição de elementos físicos e seus fluxos dentro do ambiente de trabalho. Considerando essa informação, julgue os itens a seguir.
I A escolha do layout deve levar em consideração o planejamento dos processos de produção. Na medida em que os processos passam a definir como o produto será produzido, o arranjo físico será uma extensão das decisões relativas a ele.
II No layout de posição fixa, ou posicional, o produto permanece fixo enquanto está sendo elaborado e tem sucesso em sua utilização quando é particularmente grande, único ou delicado, como no caso na produção de aeronaves comerciais e de satélites de telecomunicações.
III No layout de processo, ou funcional, os recursos de transformação são comuns em sistemas de operações que lidam com volumes relativamente pequenos e uma ampla variedade. São frequentes em operações que devem produzir muitos produtos ou servir muitos clientes.
Assinale a alternativa correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA E
Todos os itens estão certos.
A primeira assertiva está correta. De fato, o layout e o processo produtivo estão relacionados. Portanto, a escolha do layout deve levar em consideração o planejamento dos processos de produção.
A segunda assertiva está correta. A assertiva descreveu, corretamente, as características do layout de posição (layout posicional / layout de posição fixa).
A terceira assertiva está correta. De fato, o layout de processo é utilizado quando o produto sofre frequentes modificações (ampla variedade de produtos) e o volume de produção é relativamente baixo.
FONTE: Estratégia Concursos.
Discordo desse gabarito. Para mim, a alternativa III está se contradizendo ao dizer "volumes relativamente pequenos" e "produzir muitos produtos".
>>> PROCESSO/FUNCIONAL: utilizado quando as máquinas e as pessoas são dispostas por especialidades. Nesse arranjo geralmente os produtos são produzidos em áreas funcionais e cada setor é responsável por uma parte do produto. Usado para encomendas. Os equipamentos e estações de trabalho são agrupados de acordo com a função ou processo produtivo, permitindo maior flexibilidade e variedade na produção.
>>> PRODUTO/LINEAR/LINHA: utilizado quando os equipamentos/materiais são dispostos em uma mesma seção, conforme a sequência das operações. Utilizado quando o produto é padronizado e não há modificações. Nesse arranjo geralmente há uma esteira e os produtos são fabricados em padrões sequenciados. É inflexível. Volumes altos e pouca variedade. O fluxo é contínuo. É bastante especializado e com baixo custo, já que há pouca variedade.
>>> ESTACIONÁRIO/POSIÇÃO FIXA: utilizado quando o produto é de grande porte e não se movimenta (aviões, navios, construção civil). Corresponde ao sistema de produção em projetos. O produto se mantém fixo e os recursos se movem em relação ao objeto. Típico em situações de baixo volume, mas alta variedade. O fluxo é intermitente. O produto é fixo no ambiente, pois ele é muito grande.
>>> CELULAR/HÍBRIDO: É uma combinação de dois ou mais tipos de layouts, com o objetivo de aproveitar as vantagens de cada um deles.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo