Assinale a alternativa que apresenta o modelo de gestão que ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
O Toyotismo é um modelo japonês, criado e implantado nas fábricas da Toyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial, por Taiichi Ohno, se encaixando para o cenário do Japão, diferentes dos outros mercados. O grande desempenho da Toyota vem da sua excelência operacional, baseada nos métodos de melhoria de qualidade, muito deles famosos em todo o mundo, como:
Just-in-time:
Kaizen
Fluxo unitário de peças
Automação (jidoka)
Nivelamento da produção (heyunka)
Kaban
Team work
Flexibilização da produção
Controle de qualidade total
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. introdução à teoria geral da administração, Rio de Janeiro, Elsevier, 2004. cap .8 p.164
toyotismo
O Toyotismo é um modelo de produção desenvolvido pela Toyota na década de 1940, que tem como foco a produção enxuta, com redução de desperdícios e aumento da eficiência. O modelo se baseia em sistemas de produção just-in-time e kanban, além de valorizar a participação dos funcionários no processo produtivo e na busca contínua por melhorias. O Toyotismo foi um grande divisor de águas na indústria automobilística e influenciou diversas outras áreas de produção
Kanban é um sistema de controle e gestão do fluxo de produção em empresas e projetos que usa de cartões coloridos (post-its) e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores.
O método foi desenvolvido pela Toyota e, resumidamente, é uma forma de registrar tarefas e ações por meio de simbologias visuais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo