A instalação de um sistema de pára-raios não está isenta de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Engenheiro Elétrico |
Q65877 Engenharia Elétrica
A instalação de um sistema de pára-raios não está isenta de falhas, podendo a construção protegida, nesse caso, ser atingida por uma descarga atmosférica. Em função disso, existem diferentes níveis de proteção, que fundamentam os projetos desse tipo de sistema. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

Os níveis de proteção definidos e aceitos, de acordo com norma brasileira específica para o assunto, são quatro. Desses, o menos severo com relação à perda de patrimônio é o primeiro deles, justificado pela aplicação a construções onde não é rotineira a presença de pessoas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada, pois o menos severo com relação à perda de patrimônio é o quarto deles. Somente podendo ser utilizado o nível IV em fazendas e estabelecimentos agropecuários. Além disso, o nível I, que é o mais severo, tem o intuito de proteger indústrias químicas, usinas nucleares, fábricas de munição, postos de combustível entre outros conforme NBR5419.

A NBR5419 relaciona 4 níveis de proteção relacionados com as estruturas como relacionado abaixo:

Nível I – Destinado às estruturas nas quais uma falha do sistema de proteção pode causar danos às estruturas vizinhas ou ao meio ambiente.Ex.: depósitos de explosivos, materiais sujeitos à explosão, material tóxico ao meio ambiente...etc. Nível II – Destinados às estruturas cujos danos em caso de falha serão elevados ou haverá destruição de bens insubstituíveis e/ou de valor histórico, mas em qualquer caso se restringirão à estrutura e seu conteúdo, EX.: Museus, escolas, ginásios esportivos, Estádio de futebol...etc. Nível III – Destinada às estruturas de uso comum, como residências, escritórios, fábricas sem risco de explosão ou de risco, ...etc. Nível IV – Destinadas às estruturas construídas de material não inflamável, com pouco acesso de pessoas, e com conteúdo não inflamável. EX.: depósitos em concreto, e com conteúdo não inflamável, estoque de produtos agrícolas ...etc.
CESPE é foda! Há um erro na questão: afirmar que o nível de proteção menos severo é o primeiro, pois o nível I é o mais severo, o que envolve mais equipamentos de proteção, e o nível IV (seria o quarto deles) que é o menos severo, o que tem a proteção mais chulé. Aqui, a banca interpreta "nível um" como "primeiro nível.", e faz pegadinha bem aí.

Só que o CESPE, em transformadores de instrumentos, fala que a classe de exatidão 0,3 é uma classe de exatidão maior que a classe de exatidão 0,6 (porque se garante maior exatidão na classe 0,3), embora os números que identificam a classe de exatidão cresçam na ordem inversa. Então, tomar esse cuidado com a linguagem que a banca usa. "Primeiro" e "último" têm a ver com o número que tem depois (nível de proteção I é o primeiro nível de proteção, e nível de proteção IV é o último), "maior" e "menor" não tem a ver com o número (nível de proteção I seria o maior nível de proteção, e nível de proteção IV seria o menor). Resumindo: nível de proteção I é o primeiro e maior; nível de proteção IV é o quarto (último) e menor.

pegadinha do malandro haaaa

interpretação...é só ler com calma!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo