À luz da Política Nacional de Humanização (PNH) em saúde, as...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde a partir das orientações da PNH. Ou seja, a gestão de conflito é orientada pela PNH, alternativa B está errada.
Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde. Alternativa C está errada.
Todo cidadão tem direito a uma equipe que cuide dele, de ser informado sobre sua saúde e também de decidir sobre compartilhar ou não sua dor e alegria com sua rede social. Alternativa D está correta.
A Política Nacional de Humanização atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho. Ou seja, as pessoas tem diferentes culturas e conceitos, por isso é impossível dizer que a humanização é natural a uma classe de trabalhadores. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ITEM (D)
A) Os planos de ação para promover a humanização no âmbito do SUS são redigidos de forma centralizada pelo governo federal. INCORRETA. Os planos de ação para promover a humanização no âmbito do SUS são
redigidos de forma descentralizada, construindo-os de forma solidária, valorizando as experiências dos gestores, trabalhadores e usuários.
B) A gestão de conflitos gerados pela inclusão das diferenças independe das orientações da PNH. INCORRETA. A PNH em diversas oportunidades dá luz a dissipação de conflitos que possam
ocorrer decorrentes da implantação da PNH.
C) A preocupação do gestor de incluir os trabalhadores nos processos administrativos é
secundária. INCORRETA. A PNH define que a inserção dos trabalhadores nos processos administrativos
deve ser uma preocupação primária, dos gestores.
D) É direito do usuário do serviço de saúde decidir sobre compartilhar ou não seu estado de saúde com seu círculo social. CORRETA. Essa é uma das características da diretriz Defesa dos direitos dos usuários.
E) A PNH prescinde de uma vertente formativa, pois entende que a humanização é natural ao profissional de saúde. INCORRETA. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários na construção de processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo