Atualmente, as pesquisas com plantas medicinais, em busca d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236357 Farmácia
Atualmente, as pesquisas com plantas medicinais, em busca de seus metabólitos terapêuticos, levam à descoberta de cada vez mais moléculas que podem ser utilizadas como princípios ativos, proporcionando, para à população, acesso seguro para o uso racional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos com eficácia e qualidade. Neste contexto, em relação ao metabolismo vegetal, avalie as afirmações abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F):
(__)Os metabólitos primários são os produtos químicos necessários à vida, resultantes do metabolismo vital de todos os seres vivos, sendo eles, os carboidratos, os lipídeos e as proteínas.
(__)Os metabólitos secundários são produtos do metabolismo vegetal, não diretamente relacionados com os processos primários para a planta, entretanto, são vitais para as espécies vegetais, apresentando funções como, por exemplo, defesa contra herbívoros e patógenos, alelopatia, proteção contra raios UV e poluição, atração de polinizadores e dispersores, regulação do metabolismo e sinalização molecular.
(__)Os metabólitos secundários são subprodutos de vias metabólicas normais que podem ser bioativos sendo a ação conjunta de certas substâncias responsável pela por esta atividade biológica.
(__)O reconhecimento de metabólitos secundários é feito através de testes fitoquímicos preliminares para a caracterização química que consistem em uma reação química que produz uma rápida alteração na estrutura molecular de um composto, por exemplo, a modificação de um grupo funcional, ou a formação de um aduto, que resulta em uma mudança de cor, que pode quantificar um determinado metabolito secundário.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda aspectos da farmacognosia, no contexto do metabolismo vegetal.


Solicita avaliar as afirmações abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F).


( F ) Os metabólitos primários são os produtos químicos necessários à vida, resultantes do metabolismo vital de todos os seres vivos, sendo eles, os carboidratos, os lipídeos e as proteínas.

FALSO. Define-se os metabólitos primários como sendo aqueles compostos que todas as plantas - e não “todos os seres vivos” - produzem e que estão diretamente envolvidos no crescimento e desenvolvimento. Neles estão incluídos os açúcares (carboidratos), aminoácidos, ácidos graxos, lipídeos e nucleotídeos, assim como moléculas maiores, que são sintetizadas a partir deles, como proteínas, polissacarídeos, membranas, DNA e RNA.  São os fornecedores de matéria-prima e de energia para a formação dos metabólitos secundários, designados, por alguns autores, como especiais. Por essa definição, vemos uma abordagem mais ampla dos produtos químicos produzidos pelas plantas.


( V ) Os metabólitos secundários são produtos do metabolismo vegetal, não diretamente relacionados com os processos primários para a planta, entretanto, são vitais para as espécies vegetais, apresentando funções como, por exemplo, defesa contra herbívoros e patógenos, alelopatia, proteção contra raios UV e poluição, atração de polinizadores e dispersores, regulação do metabolismo e sinalização molecular.

VERDADEIRO. Os metabólitos secundários, também chamados de metabólitos especializados, são altamente específicos e desempenham um papel importante na evolução dos vegetais e na interação com os seres vivos. Em geral, pertencem a uma das três principais classes de moléculas: terpenos, compostos fenólicos e nitrogenados. Ao contrário do que antes se pensava, os metabólitos secundários não estão diretamente relacionados com os processos primários para a planta - como, p.ex., produtos de excreção vegetal - apesar de serem vitais para a sua preservação. Esses compostos geralmente estão relacionados com a proteção dos vegetais a estresses bióticos e abióticos, além de serem comercialmente utilizados pelas indústrias biofarmacêutica, de corantes e aromas. E, de fato, já foram reconhecidas como funções de várias substâncias pertencentes a essa classe de metabólitos, por exemplo, a defesa contra herbívoros e microorganismos, a proteção contra os raios UV, a atração de polinizadores ou animais dispersores de sementes, bem como sua participação em alelopatias.


( F ) Os metabólitos secundários são subprodutos de vias metabólicas normais que podem ser bioativos sendo a ação conjunta de certas substâncias responsável pela por esta atividade biológica.

FALSO. Durante muito tempo, os metabólitos secundários foram considerados meramente subprodutos de vias metabólicas normais, como a excreção do vegetal, com estruturas químicas e, algumas vezes, propriedades biológicas interessantes. Porém, atualmente, sabe-se que muitas destas substâncias estão diretamente envolvidas nos mecanismos que permitem a adequação do produtor a seu meio. São, na verdade, produzidos pelas plantas por diversas vias e com finalidades específicas e desempenham papéis importantes em sua adaptação ao meio ambiente, como defesa contra herbívoros, atração de polinizadores e adaptação ao ambiente. Além disso, muitos metabólitos secundários têm atividade biológica e podem ser usados como princípios ativos em plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. 


( F ) O reconhecimento de metabólitos secundários é feito através de testes fitoquímicos preliminares para a caracterização química que consistem em uma reação química que produz uma rápida alteração na estrutura molecular de um composto, por exemplo, a modificação de um grupo funcional, ou a formação de um aduto, que resulta em uma mudança de cor, que pode quantificar um determinado metabolito secundário.

FALSO. Os testes fitoquímicos preliminares são utilizados para caracterizar compostos químicos em plantas, por meio da mudança de cor em reações químicas específicas; e podem, de fato, indicar a presença de certos grupos funcionais ou classes de compostos (p.ex., identificar a presença de alcaloides, flavonoides, terpenoides, entre outros), mas não envolvem, necessariamente, a quantificação do teor desse metabólito secundário neste teste preliminar. Trata-se, portanto, de um método qualitativo. Por outro lado, para se proceder a um método quantitativo, deve-se utilizar análises mais avançadas, como cromatografia e espectroscopia, para uma identificação e quantificação mais precisa dos metabólitos secundários.


Portanto, a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo, é: “F, V, F, F”.


GABARITO DO PROFESSOR: D.

GABARITO DA BANCA: D.


REFERÊNCIA


BORGES, LP; AMORIM, VA. METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE PLANTAS. Revista Agrotecnologia, Ipameri, v.11, n.1, p.54-67, 2020. 


SIMÕES et al. FARMACOGNOSIA - da Planta ao Medicamento. Editora da UFSC; UFRGS Editora, 6ed, 2007.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo