Muitos fármacos clinicamente importantes utilizados para o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236358 Farmácia
Muitos fármacos clinicamente importantes utilizados para o tratamento de doenças cardiovasculares, respiratórias e psiquiátricas agem sobre a transmissão noradrenérgica, sendo seus principais alvos farmacológicos os receptores adrenérgicos, os transportadores de monoaminas e enzimas metabolizadoras de catecolaminas. Considerando tais fármacos e seu mecanismo de ação, analise as alternativas abaixo e identifique em qual delas está apresentada corretamente a correlação entre o fármaco, sua ação bioquímica principal e um exemplo de seu uso clínico.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda o mecanismo de ação de fármacos.


Socita a alternativa que relaciona, corretamente, o fármaco, sua ação bioquímica principal e um exemplo de seu uso clínico.


A) Ritodrina - Agonista beta 2 - Retardo do parto.

CORRETA. O fármaco ritodrina, de fato, é um agonista dos receptores beta-2 adrenérgicos, sendo essa sua ação bioquímica principal. O principal uso clínico desse fármaco é na inibição das contrações uterinas, tanto as contrações espontâneas como aquelas provocadas por ocitocina, no trabalho de parto prematuro (tocólise), ocasionando retardo do parto, que tem o potencial de auxiliar na prevenção de complicações comuns da prematuridade. Portanto, este é o gabarito da questão.


B) Fenilefrina - Inibidor da COMT - Descongestão nasal

INCORRETA. A fenilefrina é um fármaco simpaticomimético sintético, que age principalmente como agonista dos receptores alfa-1 adrenérgicos, com discreta ação sobre os beta-adrenérgicos e ínfima estimulação central. Portanto, fenilefrina não é um inibidor da catecol-O-metiltransferase (COMT), como especifica, erroneamente, o item em apreço. Destacam-se seus usos clínicos no alívio da congestão nasal (ação vasoconstritora), na dilatação da pupila (ação midriática) e no tratamento da hipotensão em pacientes hospitalizados ou cirúrgicos.


C) Terbutalina - inibidor da MAO - Choque cardiogênico

INCORRETA. O fármaco terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2, produzindo relaxamento da musculatura lisa dos brônquios, inibição da liberação de espasmógenos endógenos, inibição do edema causado por mediadores endógenos, aumento da depuração mucociliar e relaxamento do músculo uterino. Portanto, terbutalina não é um inibidor da catecol-O-metiltransferase (COMT), como especifica, erroneamente, o item em apreço. Dentre suas indicações, destaca-se seu uso na asma brônquica, bronquite crônica, enfisema e outras pneumopatias que apresentam broncoespasmo; além de ser útil como miorrelaxante uterino no manuseio de parto prematuro não complicado. Os fármacos utilizados no choque cardiogênico são de diferentes classes e citam-se, notadamente: adrenalina, noradrenalina, dobutamina, dopamina, milrinona e vasopressina. 


D) Salmeterol - Agonista alfa 1 - Asma

INCORRETA. O fármaco salmeterol é um agonista seletivo de longa duração dos receptores beta-2 adrenérgicos, proporcionado proteção contra a broncoconstrição induzida pela histamina. Portanto, salmeterol não é um agonista alfa-1, como especifica, erroneamente, o item em apreço. É um dos fármacos de escolha para tratar a asma noturna em pacientes sintomáticos que usam outra medicação contra asma.


GABARITO DO PROFESSOR: A.

GABARITO DA BANCA: A.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

eh BETA e nao ALFA, gente

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo