Como o diagnóstico clínico da paciente foi de angina instáv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674011 Medicina
Uma paciente de 76 anos de idade, com história prévia de hipertensão e fibrilação atrial permanente, está em programação de alta da enfermaria de cardiologia após realização de angioplastia, com stent farmacológico de segunda geração, em lesão única em descendente anterior em terço médio por acesso femoral, há cinco dias, após quadro de angina instável de alto risco. Atualmente ela está em uso de apixabana 5 mg duas vezes ao dia, AAS 100 mg uma vez ao dia, clopidogrel 75 mg uma vez ao dia, succinato de metoprolol 50 mg uma vez ao dia, ramipril 5 mg uma vez ao dia e sinvastatina 40 mg uma vez ao dia. Uma familiar da paciente gostaria de saber se a prescrição de alta será mantida, pois a paciente já teve um sangramento urinário prévio importante quando usava varfarina, bem como recomendações para cirurgia de herniorrafia inguinal que havia programado anteriormente.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Como o diagnóstico clínico da paciente foi de angina instável de alto risco, e não de infarto do miocárdio, a evidência de lesão miocárdica pode ter sido demonstrada apenas por elevação em curva típica de troponina ultrassensível, mas não por um teste normal de troponina.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada porque a angina instável de alto risco pode, sim, apresentar elevação dos níveis de troponina. Troponinas são proteínas liberadas no sangue quando há lesão no músculo cardíaco. A angina instável é uma condição que pode causar dano ao coração, levando à liberação dessas proteínas. Portanto, é possível que uma pessoa com angina instável de alto risco tenha uma elevação dos níveis de troponina. Ademais, a troponina ultrassensível é um teste mais preciso que detecta níveis mais baixos dessa proteína, o que torna possível identificar lesões cardíacas menores que não seriam detectadas por um teste de troponina normal. Desta forma, a elevação da troponina ultrassensível, mesmo sem elevação da troponina normal, pode indicar lesão miocárdica. Portanto, o texto a ser julgado está incorreto ao afirmar que a lesão miocárdica não pode ser demonstrada por um teste normal de troponina em casos de angina instável de alto risco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo