O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógic...
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Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de São Lourenço da Mata - PE
Prova:
FGV - 2024 - Prefeitura de São Lourenço da Mata - PE - Professor de Educação Física |
Q3070926
Educação Física
O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, vol. 6, n° 2[17], p. 46- 63. Jun/95.
Os jogos podem ser classificados de várias formas. Leia a descrição dos jogos a seguir e classifique-os em pequenos ou grandes jogos.
I. Jogo infantil com dois grupos, com o mesmo número de jogadores, que ocorre num espaço amplo dividido em dois, com uma bandeira escondida em cada uma das extremidades. O objetivo de cada jogador é capturar a bandeira da outra equipe sem ser pego pelos adversários. O jogador que for pego deve permanecer imóvel até que algum jogador do seu grupo consiga tocá-lo. Ganha a equipe que conseguir pegar a bandeira do adversário mais vezes e retornar para o seu lado do campo sem ser pego.
MICHAELIS. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/ palavra/D9mal/pique-bandeira/>.
II. Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores. Quando o líder disser “morto!”, todos terão que agachar; quando o líder disser: “vivo!”, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder. A velocidade em que os comandos são dados vai definir o grau de dificuldade, assim como a sequência, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes. Além dos comandos tradicionais, outros podem ser combinados para aumentar os movimentos executados e o grau de dificuldade.
Disponível em: <https://plannetaeducacao.com.br/2021/07/01/brincadeiras-paratrabalhar-as-habilidades-motoras-das-criancas-em-casa/>
III. O touch é jogado em equipes de 6 a 10 pessoas, lembrando que as equipes devem ser mistas. O terreno utilizado é de 20 X 40 m, que é o tamanho das quadras poliesportivas presentes nas escolas. O objetivo é marcar o try, que consiste em ultrapassar a linha de fundo e apoiar a bola no chão. De início a bola pode ser passada de qualquer forma, para qualquer direção, mas, em um segundo momento, a bola começa a ser passada somente para trás, sendo penalizada a equipe que passar a bola para frente. Caso ocorra alguma falta, a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Se a bola atingir a tabela, a equipe marca um ponto. Após a marcação de um ponto, a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto na linha de meio de quadra.
Disponível em: <http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?cont eudo=1249>. Adaptado.
A classificação correta dos jogos apresentados é:
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Posições, vol. 6, n° 2[17], p. 46- 63. Jun/95.
Os jogos podem ser classificados de várias formas. Leia a descrição dos jogos a seguir e classifique-os em pequenos ou grandes jogos.
I. Jogo infantil com dois grupos, com o mesmo número de jogadores, que ocorre num espaço amplo dividido em dois, com uma bandeira escondida em cada uma das extremidades. O objetivo de cada jogador é capturar a bandeira da outra equipe sem ser pego pelos adversários. O jogador que for pego deve permanecer imóvel até que algum jogador do seu grupo consiga tocá-lo. Ganha a equipe que conseguir pegar a bandeira do adversário mais vezes e retornar para o seu lado do campo sem ser pego.
MICHAELIS. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/ palavra/D9mal/pique-bandeira/>.
II. Uma das crianças é escolhida como a líder e ficará à frente do grupo. É ela quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores. Quando o líder disser “morto!”, todos terão que agachar; quando o líder disser: “vivo!”, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder. A velocidade em que os comandos são dados vai definir o grau de dificuldade, assim como a sequência, com o intuito de confundir e exigir mais atenção dos participantes. Além dos comandos tradicionais, outros podem ser combinados para aumentar os movimentos executados e o grau de dificuldade.
Disponível em: <https://plannetaeducacao.com.br/2021/07/01/brincadeiras-paratrabalhar-as-habilidades-motoras-das-criancas-em-casa/>
III. O touch é jogado em equipes de 6 a 10 pessoas, lembrando que as equipes devem ser mistas. O terreno utilizado é de 20 X 40 m, que é o tamanho das quadras poliesportivas presentes nas escolas. O objetivo é marcar o try, que consiste em ultrapassar a linha de fundo e apoiar a bola no chão. De início a bola pode ser passada de qualquer forma, para qualquer direção, mas, em um segundo momento, a bola começa a ser passada somente para trás, sendo penalizada a equipe que passar a bola para frente. Caso ocorra alguma falta, a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Se a bola atingir a tabela, a equipe marca um ponto. Após a marcação de um ponto, a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto na linha de meio de quadra.
Disponível em: <http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?cont eudo=1249>. Adaptado.
A classificação correta dos jogos apresentados é: