Apesar de existirem várias controvérsias e opiniões sobre a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236370 Farmácia
Apesar de existirem várias controvérsias e opiniões sobre a fisiopatologia da enxaqueca, existem três aspectos que são fundamentais em relação aos mecanismos fisiológicos subjacentes a esta patologia, que estão associados à eventos primários nos vasos sanguíneos, cérebro ou nervos sensitivos. Diante de tal contexto, e levando-se em conta a importância em diferenciar os fármacos utilizados terapeuticamente nas crises agudas dos fármacos que são utilizados para a profilaxia da enxaqueca, identifique qual das alternativas abaixo apresenta um fármaco antienxaqueca de uso profilático.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda fármacos antienxaquecosos.


Solicita a alternativa que apresenta um fármaco antienxaqueca de uso profilático.


A) Ergotamina.

INCORRETA. Na verdade, a ergotamina é um fármaco derivado dos alcaloides do ergot, frequentemente utilizado no tratamento das crises agudas de enxaqueca; ou seja, para aliviar os sintomas de uma enxaqueca que já estão ocorrendo. Como a questão solicita um fármaco de uso profilático (prevenir o surgimento das crises de enxaqueca), esta assertiva está incorreta.


B) Propanolol.

CORRETA. De fato, o propranolol, apesar de mais conhecido como antagonista adrenérgico β-bloqueador utilizado classicamente como anti-hipertensivo, é um fármaco que pode ser útil na profilaxia da enxaqueca; ou seja, para prevenir o surgimento das crises de enxaqueca, ao ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas em algumas pessoas. Os bloqueadores β-adrenérgicos com essa indicação (propranolol, atenolol, nadolol e metoprolol) são desprovidos de atividade simpatomimética intrínseca e têm sido amplamente utilizados na profilaxia da migrânea, e seu mecanismo exato de ação não está totalmente esclarecido. Citam-se, ainda, os seguinte grupos farmacológicos que têm sido utilizados na profilaxia da migrânea: antidepressivos; bloqueadores dos canais de cálcio; antagonistas da serotonina; antiepilépticos; entre outros (drogas dopaminérgicas, antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, cofatores do metabolismo da serotonina (riboflavina) e toxina botulínica). Os demais fármacos citados nas outras alternativas da questão tem aplicação no tratamento das crises agudas de enxaqueca, para aliviar os sintomas quando a enxaqueca já está ocorrendo. 


C) Zolmitriptana.

INCORRETA. A zolmitriptana integra classe de medicamentos conhecida como triptanos; e, como tal, é utilizada para o tratamento das crises agudas de enxaqueca, não sendo útil para a prevenção de enxaquecas recorrentes. Agem, provavelmente, por meio de efeito agonista sobre os receptores serotoninérgicos 5-HT 1D, ao promover a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais e consequente inibição da inflamação neurogênica que ocorre na enxaqueca.


D) Tramadol.

INCORRETA. O tramadol é um fármaco opioide, sem uso profilático na enxaqueca, mas que age como analgésico de ação central que alivia a dor atuando sobre células nervosas específicas da medula espinhal e do cérebro. Aliás, medicamentos opioides têm menos evidências de eficácia no manejo da enxaqueca e podem estar associados a taxas mais altas de retorno das crises após a alta.


GABARITO DO PROFESSOR: B.

GABARITO DA BANCA: B.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A amitriptilina e o propanolol tem ação profilatica na enxaqueca. O propanolol age sobre os receptores beta1 e beta2 na forma de antagonista causando diminuição da FC, força de contração, vasodilatação e broncoconstrição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo