O Lítio é um agente estabilizador do humor e juntamente co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236373 Farmácia
 O Lítio é um agente estabilizador do humor e juntamente com outras classes de fármacos, como por exemplo, agentes antipsicóticos atípicos e alguns antiepilépticos, são considerados fármacos de primeira linha para o tratamento do transtorno bipolar. Sendo um cátion pequeno e monovalente, semelhante em suas propriedades ao sódio, o Lítio entra nas células através dos canais de Na+ , e sua depuração renal pode estar aumentada, o que resulta em uma redução no efeito terapêutico. Qual das alternativas abaixo está correta, considerando as circunstâncias onde pode haver um aumento de depuração renal do Li+? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda aspectos relacionados ao fármaco lítio.


Solicita a alternativa que considera uma circunstância onde pode haver um aumento de depuração renal do lítio (Li+). Ou seja, em que situação o lítio tem seu clearance aumentado, sendo mais facilmente eliminado do organismo.


A) Gravidez.

CORRETA. De fato, durante a gravidez, é estabelecido que depuração renal do lítio aumenta, o que leva a uma diminuição dos níveis sanguíneos do medicamento. E, logo após o parto, reverte para níveis mais baixos. Saliente-se que uma paciente cuja concentração sérica de lítio está dentro de uma faixa terapêutica satisfatória durante a gravidez pode desenvolver níveis tóxicos depois do parto. Nesses períodos, é necessário dispensar cuidado especial ao monitoramento dos níveis de lítio. Além disso, o lítio é transferido para o lactente por meio do leite materno, no qual é encontrado em uma concentração de cerca de um terço à metade da concentração no soro. Portanto, como a questão solicita a alternativa que refere uma circunstância onde pode haver um aumento de depuração renal do lítio, este seria o gabarito; caso não houvesse o questionamento constante na alternativa D.


B) Uso de AINEs.

INCORRETA. Na verdade, estudos referem que há redução da depuração do lítio quando em uso concomitante de fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, pois estes podem aumentar de 25% a 50% a concentração sérica de lítio, com toxicidade evidente em muitos pacientes. Nesta interação medicamentosa, deve ser avaliada a redução a dose de lítio após o início de um AINE, ao monitorar o aumento dos efeitos terapêuticos ou tóxicos do lítio se um AINE for iniciado ou tiver alteração na sua dose. 


C) Diarreia.

INCORRETA. Na verdade, a diarreia pode levar a uma diminuição da depuração renal do lítio, o que pode resultar em níveis sanguíneos mais elevados do medicamento. Tal fenômeno pode ser explicado devido a diarreia ter o potencial de causar desidratação e, assim, diminuir o volume sanguíneo circulante, levando a uma maior reabsorção de lítio nos túbulos renais. Desse modo, não há um eficiente excreção do lítio pelos rins, o que diminui seu clearance.


D) Uso de diuréticos.

ANULÁVEL. Veja que, nesta assertiva, fala-se em diuréticos de modo geral, sem especificar qual grupo farmacológico ou representantes. Como se trata de um grupo heterogêneo, que age por diferentes mecanismos de ação, vamos nos ater ao comentário com os diuréticos tiazídicos; osmóticos; e inibidores da anidrase carbônica. Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, podem diminuir a excreção de lítio, em cerca de 25%. Neste caso, sugere-se iniciar o lítio em uma dose mais baixa em pacientes que já fazem uso de diuréticos tiazídicos. E, em pacientes que já estão fazendo uso de lítio e que estão iniciando diuréticos tiazídicos, sugere-se reduzir a dose de lítio devido ao potencial de aumentar as concentrações séricas de lítio. Sugere-se, portanto, monitorar os níveis séricos de lítio durante a coadministração com diuréticos tiazídicos. Por outro lado, a excreção renal pode ser aumentada pela administração de diuréticos osmóticos (p.ex., manitol) ou de diuréticos inibidores da anidrase carbônica (p.ex., acetazolamida), mas não suficientemente para o tratamento da intoxicação aguda por lítio. Nesse contexto, julgo que é improcedente generalizar que o “uso de diuréticos”, diminuem da depuração renal do lítio, já que há evidentes exceções.


GABARITO DO PROFESSOR: A (correta); D (anulável).

GABARITO DA BANCA: A.


REFERÊNCIA


GOODMAN & GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Artmed, 12ª ed, 2012.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A depuração renal de lítio pode estar aumentado na gravidez, reposição de sódio, e uso de xantinas, como teofilina e cafeína. O uso de AINEs e diuréticos reduz a depuração. A diarréia é um processo de perda de eletrólitos, assim como o lítio, mas não associada ao sistema renal, como é questionado pela banca.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo