Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674211 Medicina


Considere um paciente de 59 anos de idade, com 90 kg, hipertenso e tabagista. Ele é levado ao hospital por familiares em razão de cefaleia persistente e progressiva. Os familiares relatam, ainda, alteração de comportamento há aproximadamente dois meses, associada à diminuição global de força. Ao exame, o paciente está pouco colaborativo, irritado, com fala inapropriada e hiposmia, sem deficits focais ao exame. Constatam-se AC = RC2T com BNF; FC = 82 bpm; AP = MVF sem RA; FR = 18 irpm; PA = 150 mmHg x 85 mmHg; e SatO2 = 97%. É realizada a tomografia computadorizada (TC) de crânio, conforme a imagem apresentada. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Lesões com o volume semelhante ao da lesão do caso clínico tendem a evoluir com maior morbimortalidade e dificuldade cirúrgica de ressecção completa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. Lesões cerebrais de grande volume, como a presente nesse caso clínico, tendem a apresentar maior morbimortalidade, que se refere à taxa de mortes e complicações graves associadas à condição. Isso acontece devido à pressão exercida pela lesão no tecido cerebral circundante, o que pode afetar funções vitais do corpo. Além disso, a ressecção completa (remoção cirúrgica) de uma lesão de grande volume pode ser mais difícil devido ao risco de danificar áreas do cérebro adjacentes à lesão. Portanto, a afirmação é verdadeira pois reflete a gravidade dessas condições e as dificuldades em tratar lesões cerebrais de grande volume.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo