“As psicoterapias são tratamentos de natureza psicológica qu...
(Cordioli, 2008, p. 103.)
Relacione adequadamente os modelos de psicoterapia às respectivas indicações.
1. Psicanálise.
2. Terapia cognitiva.
3. Terapia interpessoal.
4. Terapia comportamental.
5. Psicoterapia breve de apoio.
6. Psicoterapia de orientação analítica.
( ) Problema de caráter e transtorno de personalidade.
( ) Transtorno de personalidade independente de grau e traços desadaptativos.
( ) Depressão leve e moderada associada a dificuldades nas relações interpessoais.
( ) Fobias, TOC, pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais e dependência química.
( ) Crises agudas em pessoas com debilidade de ego, emergências e reagudização de transtorno psiquiátrico.
( ) Depressão leve e moderada, transtorno de ansiedade, dependência química, problema conjugal, transtorno de personalidade e bulimia.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Questão de associação que necessita de atenção e compreensão sobre as modalidades de psicoterapias, sendo fundamental associar a teoria e sua respectiva indicação conforme as demandas, patologias e necessidades. É preciso ter conhecimento prévio das psicoterapias, conceitos fundamentais e questões chaves. Tal concepções são orientadas no enunciado por (Cordioli, 2008, p. 103.), que é referência em estudos sobre as diversas psicoterapias.
1- A primeira lacuna associa corretamente a indicação da Teoria Psicanalítica (item 1) acerca de Problema de caráter e transtorno de personalidade. A psicanálise tem enfoque na personalidade e nas fases psicossexuais de desenvolvimento da criança, em específico na fase fálica acontece o complexo de édipo e a construção da personalidade, tendo em vista que comprometimento na resolução do complexo de édipo podem ocasionar questões relacionadas à personalidade, como é o caso de transtorno de personalidade.
Como consta no livro para melhor compreensão da temática, temos logo em seguida a indicação em destaque:
-Transtornos e traços de personalidade e do caráter disfuncionais;
-Conflitos interpessoais, inclusive sexualidade e atrasos evolutivos;
-Desejo de melhorar aspectos definidos da personalidade
2- A segunda lacuna associa corretamente com a indicação psicoterápica de orientação analítica (item 6) compreendendo o Transtorno de personalidade independente de grau e traços desadaptativos, nos pontos abaixo que foram extraídos do livro de cordioli, 2008, vamos conferir as principais indicações da abordagem analítica:
-Transtornos da personalidade, especialmente os do grupo C (evitativa, dependente e obsessivo-compulsiva), e transtorno da personalidade borderline.
-Traços de personalidade ou caráter disfuncionais.
-Conflitos não resolvidos nas relações com os pais, que são responsáveis por dificuldades nas relações interpessoais, inclusive sexualidade.
-Atrasos ou lacunas em tarefas evolutivas (p. ex., aquisição de identidade própria, independência, autonomia, capacidade de se envolver afetivamente).
3- A terceira lacuna faz referência a indicação psicoterapia interpessoal (item 3) a respeito da Depressão leve e moderada associada a dificuldades nas relações interpessoais. A seguir temos diversas indicações da psicoterapia interpessoal e um dos pontos também fala sobre o item associado sobre a referida abordagem.
-Depressão, dificuldade nas relações interpessoais,
-situações de luto, perdas
-mudança de papel social
-transtorno alimentar,
-TAG, ansiedade social,
-TEPT e TPB
4- A quarta lacuna se refere a indicação da terapia comportamental (item 4), destacando para aspectos da Fobias, TOC, pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais e dependência química. Tal associação é descrita nas indicações encontradas também no livro como base do estudo do assunto.
5- A quinta lacuna relaciona-se a psicoterapia breve de apoio (item 5), com enfoque para a indicações quanto a Crises agudas em pessoas com debilidade de ego, emergências e reagudização de transtorno psiquiátrico.
6- E for fim a sexta e última lacuna na questão tem relação com terapia cognitiva (item 2), com ênfase em indicações sobre Depressão leve e moderada, transtorno de ansiedade, dependência química, problema conjugal, transtorno de personalidade e bulimia
Seguindo a sequência correta conforme as assertivas temos:
A) CERTO sequência correta- 1, 6, 3, 4, 5, 2
B) ERRADO não confere a sequência correta
C) ERRADO não confere a sequência correta
D) ERRADO não confere a sequência correta
E) ERRADO não confere a sequência correta
Assim, é relevante estar atento na associação e nas assertivas para seguir a sequência correta, como visto nas lacunas.
Fonte:
CORDIOLI, A. V. ; GREVET, E. H.(Orgs.). Psicoterapias: abordagens atuais, 2008.
Gabarito da professora: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não sei o que me dá mais "medo": desse autor realmente ter afirmado esse conteúdo no livro dele ou da pessoa que fez a questão realmente achar que essa questão faz sentido - porque nunca vi tanta distorção conceitual assim... Acertei na base da exclusão (ou era a, b ou c pela correlação óbvia do número 3) e, sinceramente, na base da suposição de que uma pessoa tão equivocada teoricamente a ponto de escrever isso ou fazer uma questão dessas só poderia achar (EQUIVOCADAMENTE) que a psicanálise qualificaria algo como "problema de caráter"... E deu certo, acertei indo nessa hipótese absurda... Enfim, concursos e suas questões sem o menor rigor conteitual, vai entender...
Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).
Forte abraço!
Jady Almeida
Só um acréscimo: o livro de Cordioli é muito utilizado como referência em concursos. Independente de fazer sentido ou não para nós, a questão o trouxe no enunciado. Então, infelizmente é necessário conhecer o autor.
Essa questão é um absurdo, não existe uma abordagem correta para cada patologia, todas possuem instrumentais para trabalhar independente da demanda.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo