Considerando os fundamentos éticos, a ética profissional e a...
Considerando os fundamentos éticos, a ética profissional e a legislação específica do serviço social, julgue o item que se segue.
O serviço social brasileiro tem construído posicionamentos e
normativas na direção de uma forma de sociabilidade
anticapitalista, antirracista, antipatriarcal, anticapacitista e
antiLGBTfóbica.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
Questão CERTA
O Serviço Social brasileiro, de fato, tem se posicionado de maneira clara e firme em relação a diversas formas de opressão e discriminação. Desde as suas bases éticas e normativas, a profissão busca promover uma transformação social que se oponha ao capitalismo, ao racismo, ao patriarcado, ao capacitismo e à LGBTfobia.Para compreender melhor essa questão, é importante entender alguns dos pilares éticos do Serviço Social no Brasil:1. Anticapitalismo: A profissão se posiciona contra as desigualdades e injustiças geradas pelo sistema capitalista, promovendo uma prática que visa à garantia de direitos e à equidade social.2. Antirracismo: Os assistentes sociais se comprometem com a luta contra o racismo e todas as suas manifestações, promovendo ações que visem à igualdade racial.3. Antipatriarcalismo: A profissão combate o patriarcado, buscando a igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres.4. Anticapacitismo: Os profissionais do Serviço Social lutam contra a discriminação de pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e a acessibilidade.5. AntiLGBTfobia: A ética profissional do Serviço Social inclui o combate à discriminação contra pessoas LGBTQIA+, promovendo o respeito e a igualdade de direitos.
Esses posicionamentos são orientados pelo projeto ético-político da profissão, que é comprometido com a defesa dos direitos humanos, a justiça social, a igualdade e o combate a todas as formas de opressão e discriminação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo