Conforme o Manual de Contabilidade aplicada ao setor público...
I. O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
II. O Balanço Financeiro é composto por dois quadros que evidenciam a movimentação financeira e a movimentação patrimonial das entidades do setor público.
III. As receitas e despesas orçamentárias deverão ser segregadas quanto à destinação em ordinárias e vinculadas.
Quais estão INCORRETAS?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Apenas II. ERRADA
Demonstrações contábeis e respectivos quadros segundo o MCASP 7ª Edição:
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) => 5 Quadros
a. Quadro Principal; b. Quadro de Receitas Derivadas e Originárias; c. Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas; d. Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função; e. Quadro de Juros e Encargos da Dívida
Balanço Patrimonial => 4 Quadros
a. Quadro Principal; b. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes; c. Quadro das Contas de Compensação (controle); e d. Quadro do Superávit / Déficit Financeiro.
Balanço Orçamentário => 3 quadros
a. Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e c. Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.
Demonstração das Variações Patrimoniais = 2 modelos
a. Modelo Sintético; b. Modelo Analítico.
Balanço Financeiro => 1 Quadro
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) => 1 Quadro
QUESTÃO CERTA: O balanço financeiro do setor público é composto por um único quadro, no qual as receitas e as despesas orçamentárias executadas são classificadas por fonte e destinação de recursos.
QUESTÃO CERTA: O Balanço Orçamentário é composto por: Quadro Principal; Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados; e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.
O objetivo do Balanço Financeiro é EVIDENCIAR os INGRESSOS e DISPÊNDIOS de recursos em um determinado exercício financeiro. Dessa forma, partindo do item disponível do exercício anterior (saldo inicial), deve-se adicionar a receita orçamentária, as transferências financeiras recebidas e os recebimentos extraorçamentarios e subtrair as despesas orçamentárias, as transferências financeiras concedidas e pagamentos extraorçamentarios, chegando-se assim, no valor do disponível para o exercício seguinte (saldo final).
As informações sobre o fluxo de recursos das disponibilidades são úteis, ainda, para que os usuários possam tomar decisões que irão influenciar o fluxo de caixa da entidade. Possibilita, ainda, mensurar o disponível é suficiente para pagar as obrigações referentes aos bens e serviços adquiridos e contratados e ainda satisfazer os gastos de manutenção.
Além disso, a discriminação do Balanço Financeiro por destinação de recurso (ordinária e vinculada) permite evidenciar qual a origem e aplicação dos recursos financeiros referentes à Receita e Despesa Orçamentária de acordo com a sua vinculação legal. Por ocasião da realização da receita orçamentária, evidencia-se a finalidade especifica para a futura aplicação dos recursos financeiros. Por outro lado, a execução da despesa orçamentária indica a finalidade especifica da efetiva aplicação desses recursos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo