O bom controle de doenças crônicas é fator decisivo para ma...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos entender que estamos tratando de doenças crônicas na geriatria. Esse é um tema importante porque envolve a manutenção da qualidade de vida em idosos, o que requer um manejo cuidadoso e personalizado das condições de saúde.
A alternativa correta é a letra C: "perda de massa magra e aumento de gordura visceral que predispõe os idosos ao desenvolvimento de resistência insulínica."
A perda de massa magra e o aumento da gordura visceral são mudanças corporais comuns em idosos. Isso pode levar a uma resistência insulínica, que é a dificuldade do corpo em usar a insulina de maneira eficaz, aumentando o risco de diabetes tipo 2. Essa é uma particularidade significativa no cuidado com a saúde dos idosos, pois afeta diretamente a gestão de doenças crônicas.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Ausência de evidências suficientes que demonstrem benefício clínico do uso de estatina em idosos dislipidêmicos sem doença arterial coronariana para reduzir eventos cardiovasculares (prevenção primária). Embora seja verdade que há debates sobre o uso de estatinas para prevenção primária em idosos, a questão pede uma particularidade que afete diretamente a condição física, como a massa magra e gordura visceral, o que não é o foco dessa alternativa.
B - Benefício do tratamento com anti-hipertensivos atingindo-se a meta de PA de 130x70mmHg, em idosos com idade acima de 80 anos. A meta de pressão arterial para idosos deve ser individualizada, e muitas vezes metas menos rigorosas são consideradas para evitar efeitos adversos. Assim, essa questão de metas rígidas não é uma particularidade comum no tratamento de doenças crônicas na geriatria.
D - Controle de índice glicêmico, com valores desejáveis de no máximo 7%, em pacientes com expectativa de vida limitada. Em pacientes idosos com expectativa de vida limitada, a abordagem frequentemente é mais flexível para evitar hipoglicemia e outros riscos, por isso, essa não é uma particularidade que melhor representa o manejo de doenças crônicas na geriatria.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e a importância de identificar os fatores que influenciam a saúde dos idosos. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo