Com relação às estruturas em psicopatologia, julgue os itens...
Em psicopatologia clínica com um viés psicodinâmico, deve-se qualificar uma prática semiológica simbólica e não apenas indicial, pois a psicopatologia se vê confrontada com fenômenos de ordem diferente da semiologia médica clássica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Em psicopatologia clínica com um viés psicodinâmico, é fundamental compreender que a prática semiológica deve ser simbólica e não apenas indicial. Isso ocorre porque a psicopatologia se depara com fenômenos de natureza diferente da semiologia médica clássica.
A semiologia médica clássica tradicionalmente se baseia em sinais e sintomas observáveis que indicam a presença de uma doença. Esses sinais são indícios diretos de um problema físico. Por exemplo, uma febre alta pode ser um indício de uma infecção.
Por outro lado, a psicopatologia com um enfoque psicodinâmico lida com fenômenos psíquicos que não se manifestam apenas por sinais físicos, mas também por símbolos que representam conflitos internos, desejos inconscientes e outras dinâmicas mentais. Nesse contexto, um sintoma psicológico pode ter múltiplos significados e estar relacionado a processos simbólicos complexos.
Assim, ao analisar um paciente, o psicopatologista precisa olhar além dos indícios concretos e considerar os significados simbólicos dos sintomas apresentados. Por exemplo, uma fobia pode simbolizar um conflito inconsciente mais profundo, e não apenas ser vista como um medo irracional de algo específico.
Essa perspectiva exige uma abordagem interpretativa e analítica, onde a qualificação dos símbolos e a compreensão de sua significância psíquica são cruciais para um diagnóstico e tratamento eficaz.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Psicodinâmica busca a compreensão da psicopatologia. - A medicina clássica busca a classificação.
Amigos, bons estudos!
Semiologia: ciência dos signos, dos sinais. Por exemplo, a psicopatologia, que estuda os sinais e sintomas dos transtornos mentais.
Nosologia: são os agrupamentos (clusters) de doenças ou transtornos específicos e seus respectivos sinais. Ex: esquizofrenia - delírios e alucinações... Em dada medida, são noções interdependentes.
Fonte: aulas do Gran
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo