O termo “identidade” ganhou destaque no debate sociológico a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - a “crise de identidade” está relacionada a mudanças nos quadros de socialização (família, trabalho).
Vamos entender melhor esse tema para facilitar sua compreensão:
O conceito de identidade ganhou grande destaque nas discussões sociológicas a partir dos anos 1990. Isso se deu principalmente porque a sociedade passou por rápidas transformações culturais e sociais, que afetaram diretamente a forma como as pessoas se veem e como são vistas pelos outros. Identidade pode se referir tanto a grupos culturais (como identidades nacionais ou religiosas) quanto a papéis sociais (como identidade masculina ou profissional).
A alternativa B é correta porque a “crise de identidade” é um fenômeno frequentemente ligado a mudanças nos quadros de socialização, como a família e o trabalho. Essas mudanças podem gerar incertezas e conflitos internos, uma vez que os papéis e expectativas em relação a esses contextos estão em constante transformação.
Vamos analisar as alternativas incorretas para você entender melhor:
A - Esta alternativa está incorreta porque as identidades frequentemente resultam da mistura de tradições culturais. As culturas não são fechadas e homogêneas; pelo contrário, elas são dinâmicas e influenciadas por diversos fatores externos e internos ao longo do tempo.
C - A construção das identidades é, de fato, sensível às transformações culturais e sociais. Portanto, essa alternativa está incorreta ao afirmar o contrário. Nossos papéis e identidades mudam conforme a sociedade e a cultura mudam.
D - A identidade está sim atrelada às condições que definem a posição de uma pessoa na sociedade, como sexo, idade, lugar na família e profissão. Assim, essa alternativa também está incorreta.
E - Na sociedade moderna, as identidades pessoais e coletivas não se tornaram mais nítidas e demarcadas; pelo contrário, elas se tornaram mais fluidas e interdependentes. Durante a etapa feudal, as posições sociais eram bem definidas e rígidas, o que contrasta com a modernidade, onde há maior mobilidade e complexidade nas identidades.
Espero que essa explicação tenha ajudado a clarear o tema! Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo