O processo denominado divisão do trabalho tem por objetivo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - O tempo da execução da tarefa atende às necessidades da empresa.
Vamos entender o conceito por trás desta questão: a divisão do trabalho é um dos princípios fundamentais da abordagem clássica da administração. O principal objetivo desse processo é aumentar a eficiência na produção, especializando os operários em tarefas específicas e simplificando as atividades executadas, o que resulta em um aumento da produtividade.
A alternativa correta, C, destaca que o tempo da execução da tarefa deve ser ajustado de acordo com as necessidades da empresa. Isso significa que a divisão do trabalho não é apenas sobre separar tarefas, mas também sobre organizá-las de tal forma que sejam realizadas dentro de um tempo que seja compatível com os objetivos e metas da organização. A eficiência na execução das tarefas, portanto, deve estar alinhada com o que a empresa necessita para otimizar seus processos e alcançar resultados eficazes.
Para resolver esta questão, é necessário entender que a divisão do trabalho é um conceito que busca a otimização e a eficácia nos processos de trabalho. As demais alternativas apresentam cenários que são contraditórios com os princípios da abordagem clássica da administração, que se baseia na eficiência, previsibilidade e sistematização das atividades laborais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C. Segundo RENNÓ (2013): A divisão de trabalho é um aspecto central de cada organização. Com a divisão de trabalho, um funcionário pode se especializar em uma determinada tarefa, aumentando sua eficiência.
De acordo com Sobral,2 a especialização do trabalho é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.
A especialização, apesar de seus efeitos benéficos, pode também ser negativa. Quando a especialização é excessiva, pode levar a uma insatisfação do funcionário e à perda de eficiência e de produtividade (o trabalho fica muito chato e repetitivo)
Dessa forma, quando aumentamos a especialização, tendemos a aumentar a nossa produtividade. Entretanto, essa melhoria ocorre até certo ponto. Após determinado limite, a especialização é maléfica, pois o trabalho torna-se extremamente cansativo e pouco desafiador
Estruturas Formais e Informais
A estrutura formal é a estrutura oficial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:
Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.
Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.
Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.
Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.
Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados.
GAB:C
A divisão do trabalho corresponde à distribuição de tarefas e responsabilidades dentro de uma organização.
O processo de divisão do trabalho começou na Revolução Industrial, época em que o principal objetivo era especializar os operários para que eles se tornassem rápidos e gastassem pouco tempo para executar as tarefas.
FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/divisao-trabalho.htm (com adaptações)
Não entendi a questão e nem quem tentou explicar!
Nesse caso a correta e a alternativa tosca, pois ñ está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo