Os agentes antimicrobianos se dividem em duas grandes catego...
Os agentes antimicrobianos se dividem em duas grandes categorias: fármacos antimicrobianos sintéticos e antibióticos. Os fármacos antimicrobianos sintéticos são compostos fabricados artificialmente que afetam o funcionamento dos microrganismos. Entre eles, estão os análogos de fatores de crescimento, que interferem no metabolismo microbiano, e as quinolonas, que atuam inibindo o empacotamento do DNA em bactérias. Por outro lado, os antibióticos são substâncias antimicrobianas produzidas naturalmente por microrganismos. Em relação a esses dois tipos de drogas antimicrobianas, assinale a alternativa INCORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar a questão e esclarecer cada ponto para facilitar sua compreensão.
A alternativa C é a correta, pois é a única que contém uma informação INCORRETA sobre os agentes antimicrobianos. Vamos entender o porquê e também revisar as outras alternativas.
Alternativa correta: C
Alternativa C: Bactérias Gram-negativas geralmente são afetadas por um antibiótico individual, enquanto a maioria das bactérias Gram-positivas é naturalmente resistente. Entretanto, antibióticos de amplo espectro, como a tetraciclina, são eficazes contra ambos os grupos.
Comentário: A informação está incorreta. Na verdade, as bactérias Gram-positivas são mais suscetíveis a muitos antibióticos do que as Gram-negativas. Os antibióticos de amplo espectro, como a tetraciclina, são eficazes contra ambos os grupos, mas a afirmação de que a maioria das Gram-positivas é naturalmente resistente é errônea.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Em bactérias, os ribossomos, a parede celular, a membrana citoplasmática, as enzimas envolvidas na biossíntese de lipídeos e elementos da replicação e transcrição de DNA são importantes alvos de antibióticos.
Comentário: Está correta. Esses são realmente alvos comuns de antibióticos nas bactérias.
Alternativa B: Considerando que os ribossomos de mitocôndrias e cloroplastos de Eukarya têm uma origem evolutiva nos ribossomos bacterianos, os antibióticos que inibem a síntese proteica em Bacteria também podem inibir a síntese proteica dessas organelas em Eukarya.
Comentário: Está correta. Essa relação se deve à origem endossimbiótica das mitocôndrias e cloroplastos.
Alternativa D: As quinolonas são compostos antibacterianos sintéticos que atuam impedindo o superenovelamento do DNA, uma etapa necessária ao empacotamento do DNA na célula bacteriana.
Comentário: Está correta. As quinolonas realmente impedem o superenovelamento do DNA bacteriano.
Alternativa E: A sulfanilamida é seletivamente tóxica em bactérias, pois bloqueia a síntese de ácido fólico, inibindo a síntese de ácidos nucleicos. Enquanto as bactérias sintetizam seu próprio ácido fólico, os seres humanos e a maioria dos animais obtêm o ácido fólico a partir da dieta.
Comentário: Está correta. A sulfanilamida age dessa forma, afetando apenas as bactérias e não os humanos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo