A presença dos sintomas descritos favorece a hipótese de um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674054 Medicina
Uma paciente de 18 anos de idade, previamente hígida, busca pronto-socorro por ter apresentado síncope há duas horas. No momento da síncope, a paciente se encontrava por um longo período em pé e em jejum, em formação militar, quando iniciaram-se sintomas de turvação visual, escurecimento da visão e náuseas. Ela tentou se segurar em colegas próximos quando percebeu que iria perder a consciência, mas não houve tempo; perdeu a consciência e apresentou queda da própria altura, sem traumatismos e com recuperação da consciência em cerca de 30 segundos. Não manifestou nenhuma alteração do estado mental minutos após o incidente, mas sentiu-se preocupada e constrangida.


Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
A presença dos sintomas descritos favorece a hipótese de uma causa cardíaca como mecanismo da síncope.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada e compreender por que a alternativa correta é Errado (E).

Tema Central: A questão explora a identificação da causa de uma síncope, que é uma perda temporária de consciência usualmente relacionada ao fluxo sanguíneo inadequado para o cérebro. O caso clínico sugere a investigação entre uma síncope de origem cardíaca e outras causas, como a síncope vasovagal.

Análise da Alternativa Correta: A opção Errado (E) está correta porque os sintomas descritos não favorecem uma causa cardíaca para a síncope. No caso apresentado, a paciente estava em pé por um longo período, em jejum, e experimentou sintomas como turvação visual, escurecimento da visão e náuseas antes de perder a consciência. Ela se recuperou rapidamente (cerca de 30 segundos) e não teve alterações no estado mental após o episódio. Esses fatores são característicos de uma síncope vasovagal, que é uma forma comum e benigna de desmaio geralmente desencadeada por fatores como postura prolongada e jejum, e não de origem cardíaca.

Por que a Alternativa Incorreta é Incorreta: A presença dos sintomas mencionados (como a rápida recuperação e a ausência de danos ou confusão após a síncope) sugere que não há uma causa cardíaca subjacente, como arritmias ou outras condições cardíacas, que costumam apresentar diferentes sinais, como sintomas cardíacos prévios, dor torácica, ou uma recuperação mais lenta.

Em questões como esta, é crucial avaliar os sintomas pré-síncope e o contexto em que o evento ocorreu. Além disso, compreender as características típicas de síncopes vasovagais versus síncopes cardíacas pode ajudar a determinar a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é que a afirmação é falsa. Os sintomas descritos na questão são mais sugestivos de uma síncope vasovagal, que é a forma mais comum de síncope e ocorre quando o corpo reage excessivamente a certos gatilhos, como dor ou estresse emocional. A paciente estava por um longo período em pé e em jejum, o que pode ter causado uma queda da pressão sanguínea - condição conhecida como hipotensão ortostática -, levando à síncope. Os sintomas de turvação visual, escurecimento da visão e náuseas, bem como a recuperação rápida, são compatíveis com esse diagnóstico. Uma causa cardíaca para a síncope geralmente é associada a outros sintomas, como dor no peito ou palpitações, que não foram mencionados neste caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo