Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Orteg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q394793 Biblioteconomia
Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem".
Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - mediador entre a informação e o usuário.

Esta questão aborda a visão do filósofo Ortega y Gasset sobre a missão do bibliotecário como um "filtro" entre a vasta quantidade de livros e o homem. Esta ideia foi amplamente aceita na literatura de Biblioteconomia e descreve o papel do bibliotecário como alguém que facilita a interação entre a informação disponível e aqueles que a procuram. Essa função de mediação é crucial para garantir que os usuários obtenham informações relevantes e de qualidade.

Justificando a alternativa correta:

A alternativa E destaca o bibliotecário como "mediador entre a informação e o usuário", capturando precisamente o conceito de Ortega y Gasset. O bibliotecário atua como um intermediário que auxilia os usuários a navegar pela abundância de informações, ajudando-os a encontrar o que é mais pertinente às suas necessidades.

Analisando as alternativas incorretas:

A - educador social e ambiental: Esta alternativa sugere um papel mais amplo, relacionado à educação social e ambiental, o que não é o foco central da descrição de Ortega y Gasset sobre a mediação bibliotecária. O conceito de "filtro" não está diretamente ligado a uma função educacional ambiental.

B - agente de transformação social: Embora os bibliotecários possam contribuir para a transformação social, especialmente em termos de acesso à informação e inclusão, esta não é a essência da ideia de filtro de Ortega y Gasset, que é mais focada na mediação da informação.

C - gestor da informação e do conhecimento: Embora o gerenciamento da informação seja uma função importante do bibliotecário, a expressão de Ortega y Gasset refere-se mais ao papel de mediação do que à gestão no sentido administrativo ou organizacional.

D - arquiteto da informação em ambiente web: Esta alternativa se refere a um papel mais específico e técnico, relacionado à organização e estruturação de informações na web. Ortega y Gasset não mencionou a web, e sua ideia de filtro é mais abrangente e não limitada a ambientes digitais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Propôs, que o bibliotecário seja o mediador/avaliador entre o documento e o usuário.

Gab. E.

A visão de Ortega expõe como centralidade a função do profissional da informação, bibliotecário, como filtro, ou seja, como mediador entre a informação e o usuário; esse profissional no exercício da sua atividade deve dar ênfase à cidadania que se reflete na competência técnica e administrativa e como mediador, tem função necessária no que tange à informação selecionada, organizada e em linguagem acessível, visando o acesso à informação com o foco o usuário, razão da sua existência profissional.

(Carvalho; Reis, 2007, p. 40).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo