A presença de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, inte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674056 Medicina
Uma paciente de 18 anos de idade, previamente hígida, busca pronto-socorro por ter apresentado síncope há duas horas. No momento da síncope, a paciente se encontrava por um longo período em pé e em jejum, em formação militar, quando iniciaram-se sintomas de turvação visual, escurecimento da visão e náuseas. Ela tentou se segurar em colegas próximos quando percebeu que iria perder a consciência, mas não houve tempo; perdeu a consciência e apresentou queda da própria altura, sem traumatismos e com recuperação da consciência em cerca de 30 segundos. Não manifestou nenhuma alteração do estado mental minutos após o incidente, mas sentiu-se preocupada e constrangida.


Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
A presença de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, intensificado pela manobra de valsava, favorece a hipótese de uma cardiomiopatia de base.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está certa. Isto porque o sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, intensificado pela manobra de Valsalva, é uma característica clínica de condições como a cardiomiopatia hipertrófica. Em termos simplificados, a cardiomiopatia é uma doença do músculo cardíaco que pode alterar sua estrutura e prejudicar sua função, levando a sintomas como o descrito na questão - síncope. A manobra de Valsalva é uma ação que envolve a tentativa de exalar de forma forçada sem deixar que o ar saia, e, no caso de uma cardiomiopatia hipertrófica, isso intensifica o sopro cardíaco. Portanto, se esses sinais estivessem presentes no exame da paciente, eles certamente aumentariam a suspeita de uma possível cardiomiopatia subjacente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo