Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674244 Medicina
Um paciente de 58 anos de idade apresenta hemiparesia completa desproporcionada de predomínio braquial à esquerda pós-AVCi de ACM direita, em setembro de 2020 (trombolisado), e ombro doloroso. Familiares relatam redução da acuidade visual do paciente. Ao exame físico, ele está em BEG, com PA = 126 mmHg x 79 mmHg, FC = 77 bpm, FR = 15 irpm e SatO2 = 97%. Constatam-se sinal do sulco em ombro direito, redução de ADM de ombro, com dor à mobilização passiva, espasticidade ASH 2 em flexores de cotovelo, punho, rotadores internos e flexores dos dedos à esquerda, ASH 1 em quadríceps e ASH 2 para isquiotibiais e tríceps sural à esquerda. 
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Nesse paciente, a órtese suropodálica articulada é preferível à fixa, considerando sua função durante a marcha, por proporcionar melhor amplitude de movimento durante a fase de apoio.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada. A órtese suropodálica articulada não é preferível à fixa para esse paciente, principalmente devido à descrição do paciente ter uma espasticidade ASH 2 para isquiotibiais e tríceps sural à esquerda. A espasticidade é uma condição na qual certos músculos estão continuamente contraídos, o que pode interferir com o movimento normal, a fala e a marcha. Nesse caso, uma órtese suropodálica fixa seria mais adequada para fornecer a estabilidade necessária para a marcha do paciente. Embora uma órtese articulada possa proporcionar uma maior amplitude de movimento, essa não seria benéfica para esse paciente, pois a espasticidade nos músculos isquiotibiais e tríceps sural poderia tornar a marcha instável e insegura. Portanto, para esse paciente, a órtese suropodálica fixa é preferível à articulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo