Se houvesse um implante de marcapasso definitivo agendado p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674060 Medicina
Um paciente de 90 anos de idade com quadro de demência vascular avançada, totalmente dependente para atividades básicas da vida diária, foi avaliado, em instituição de longa permanência, por síncope quando se levantava sozinho na madrugada anterior. Foi realizado eletrocardiograma que evidenciou bloqueio atrioventricular total, sendo o paciente transferido para o hospital. Em leito monitorizado, em repouso, mantém-se assintomático, com FC = 46 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 94 % e PA = 130 mmHg x 60 mmHg. Após avaliação cardiológica, foi indicado implante de marcapasso para o paciente.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Se houvesse um implante de marcapasso definitivo agendado para o dia seguinte pela manhã, uma conduta possível seria a de monitorização cardíaca contínua sem necessidade de implante de marcapasso transvenoso provisório.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto está correto. O implante de um marcapasso definitivo é indicado para casos de bloqueio atrioventricular total, como o do paciente descrito. No entanto, como o paciente está estável e assintomático em leito monitorizado, a implantação de um marcapasso transvenoso provisório não seria necessariamente requerida. Pode-se optar por monitorar continuamente a condição cardíaca do paciente até a colocação do marcapasso definitivo. Esta seria uma conduta possível, desde que o paciente permaneça estável e não apresente sintomas de instabilidade hemodinâmica ou sinais de insuficiência cardíaca. Portanto, a afirmativa está correta ao indicar que a monitorização contínua seria uma conduta adequada nesse caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo