A Sondagem Vesical de Demora (SVD) tem o objetivo de contro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302413 Enfermagem
A Sondagem Vesical de Demora (SVD) tem o objetivo de controlar o volume urinário e possibilitar a eliminação em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução. Sobre a execução do procedimento de SVD, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O cateterismo vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter, também conhecido por sonda vesical, pela uretra até à bexiga de forma a fazer a permitir a saída de urina. 

A) Incorreta- A alternativa propõe o material descartável deve ser aberto sobre a cama do paciente, incluindo a sonda de Levine FR: 12, seringas, agulhas, gaze e sistema coletor fechado, estando incorreta, não é exigido, pelos manuais técnicos, ambiente estéril para a realização do procedimento de sondagem vesical, mas é exigido a execução da técnica livre de microrganismos, além do uso de EPI para o procedimento.

B) Incorreta- A alternativa propõe que na sondagem feminina e masculina, o lubrificante anestésico deve ser aplicado obrigatoriamente na gaze, para depois ser aplicado na sonda, estando incorreta, a orientação é que deve-se lubrificar a ponta da sonda com gel lubrificante. 

C) Incorreta- A alternativa propõe que o cuff da sonda vesical de demora deve ser insuflado utilizando a seringa previamente cheia, utilizando sempre 40mL de soro fisiológico, estando incorreta, deve-se insuflar o balonete com água destilada com a quantia indicada na sonda (não se pode usar soro fisiológico, visto que ele pode cristalizar no interior do balão e dificultar a retirada da sonda)

D) Correta -O cateterismo vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter, também conhecido por sonda vesical, pela uretra até à bexiga de forma a fazer a permitir a saída de urina em pessoas que não conseguem controlar esse ato. Não há recomendação para a troca de sonda vesical de demora com intervalo fixo. Deve ser trocada quando há: alterações clínicas do paciente, episódios de infecção, drenagem inadequada ou incrustações. O sistema de drenagem deve ser obrigatoriamente fechado. O sistema fechado de sonda vesical é projetado para minimizar o risco de contaminação e infecções. A sonda e a bolsa coletora estão conectadas de forma hermética, criando um ambiente estéril.


Gabarito: Letra D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque destaca duas práticas fundamentais para a realização segura da Sondagem Vesical de Demora (SVD). Primeiramente, a necessidade de utilizar um sistema de drenagem fechado, que é um protocolo de controle de infecções, reduzindo o risco de contaminação do trato urinário do paciente. Trocar o sistema sempre que houver manipulação inadequada é uma medida de segurança para garantir a esterilidade do sistema e prevenir infecções. Além disso, a recomendação para retirar a sonda o mais precocemente possível está em consonância com as diretrizes para prevenir infecções do trato urinário associadas à cateterização. O uso prolongado de SVD aumenta o risco de infecção, por isso a retirada precoce é benéfica. As outras opções contêm imprecisões: a alternativa A é incorreta, pois o material descartável deve ser aberto em uma superfície limpa e não diretamente na cama do paciente; a B está incorreta, pois o lubrificante pode ser aplicado diretamente na sonda e não necessariamente na gaze; e a C é incorreta, pois a quantidade de soro fisiológico utilizado para insuflar o cuff varia conforme as especificações do fabricante e o tamanho da sonda, e raramente são utilizados 40 mL.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo