Por meio da palpação é possível observar a frequência cardí...
( ) A avaliação do pulso pode ser realizada pela palpação direta somente das artérias radial e pediosa.
( ) Alguns fatores podem interferir na avaliação do pulso, como as emoções, o processo digestivo, a realização de atividades físicas e o uso de alguns medicamentos.
( ) Outros fatores patológicos também tendem a alterar o pulso, como febre, dor e hemorragias, sejam elas internas ou externas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Está correta a informação de que alguns fatores podem interferir na avaliação do pulso, como as emoções, o processo digestivo, a realização de atividades físicas e o uso de alguns medicamentos. Segunda afirmativa é verdadeira.
Outros fatores patológicos também tendem a alterar o pulso, como febre, dor, hemorragias, ansiedade, estresse, doenças cardíacas, excesso de álcool, drogas, tabagismo, hipoglicemia. A última afirmativa traz informação correta.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Porto CC, Lemos A. Exame Clínico. Guanabara Koogan, 8ª edição, 2017.
A avaliação do pulso é um procedimento clínico que fornece dados importantes sobre a saúde cardiovascular do paciente. Ao verificar o pulso, é possível obter informações sobre a frequência cardíaca, o ritmo, a amplitude e a simetria dos pulsos. No entanto, é essencial entender que:
Existem várias artérias que podem ser palpadas para a avaliação do pulso, incluindo, mas não se limitando, às artérias radial e pediosa. Outras localizações para palpação incluem a carótida, braquial, femoral, poplítea e temporal.
Além disso, diversos fatores podem interferir na avaliação do pulso, como as emoções do paciente, a realização de atividades físicas, o processo digestivo e o uso de certos medicamentos. Esses elementos podem influenciar a frequência e a qualidade do pulso, e devem ser levados em consideração ao realizar a avaliação.
Condições patológicas como febre, dor e hemorragias, seja de natureza interna ou externa, também tendem a alterar as características do pulso. Essas condições podem provocar um aumento da frequência cardíaca e mudanças na amplitude do pulso.
Ao estudar para concursos na área da saúde, é imprescindível que o aluno compreenda a necessidade de uma abordagem abrangente no que diz respeito à palpação do pulso e reconheça os diferentes fatores que podem afetar suas características.
Gabarito da questão: D (Errada - Certa - Certa - Certa).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo