Em razão do baixo grau de atividades realizadas pelo pacien...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674062 Medicina
Um paciente de 90 anos de idade com quadro de demência vascular avançada, totalmente dependente para atividades básicas da vida diária, foi avaliado, em instituição de longa permanência, por síncope quando se levantava sozinho na madrugada anterior. Foi realizado eletrocardiograma que evidenciou bloqueio atrioventricular total, sendo o paciente transferido para o hospital. Em leito monitorizado, em repouso, mantém-se assintomático, com FC = 46 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 94 % e PA = 130 mmHg x 60 mmHg. Após avaliação cardiológica, foi indicado implante de marcapasso para o paciente.


Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Em razão do baixo grau de atividades realizadas pelo paciente, seria correto optar-se pelo implante de um marcapasso unicameral programado em modo VVI, na ausência de condução retrógrada VA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão adequadamente, é importante compreender o tema central: o implante de marcapasso em pacientes idosos com bloqueio atrioventricular total.

O paciente apresentado no caso é um idoso de 90 anos com demência vascular avançada, totalmente dependente para atividades diárias. Ele sofreu uma síncope devido a um bloqueio atrioventricular total, uma condição que interrompe a condução elétrica entre os átrios e os ventrículos do coração, resultando em uma frequência cardíaca baixa (FC = 46 bpm). Nessas situações, o implante de um marcapasso é indicado para restaurar um ritmo cardíaco adequado.

A alternativa correta é: C - certo.

Vamos analisar o motivo:

No contexto apresentado, a escolha por um marcapasso unicameral programado no modo VVI é justificada. Este tipo de dispositivo estimula o ventrículo e é utilizado frequentemente em pacientes com baixa atividade física e sem condução retrógrada VA (ventrículo-atrial), o que se alinha com o quadro clínico do paciente. O modo VVI é suficiente para manter um ritmo ventricular seguro e estável em pacientes que não precisam de estimulação atrial, como no caso de quem tem baixa demanda física devido à demência avançada.

Por que a alternativa "E - errado" não é adequada:

A opção "E" sugere que a escolha do marcapasso VVI não seria correta. Contudo, o perfil do paciente — idade avançada, demência, dependente — e a ausência de condução VA retrógrada justificam esta escolha. Além disso, a frequência cardíaca baixa e o risco de novas síncopes são controlados com este tipo de marcapasso. Assim, para pacientes com atividades físicas limitadas, como no caso apresentado, o marcapasso VVI é uma solução eficaz e apropriada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto está correto. O marcapasso unicameral programado em modo VVI (Ventrículo-Ventrículo-Inibido) é uma escolha adequada para pacientes com baixo grau de atividades, como o paciente descrito no texto, que apresenta demência vascular avançada e dependência total para atividades básicas da vida diária. Este tipo de marcapasso estimula e monitoriza apenas o ventrículo. A ausência de condução retrógrada VA (Átrio-Ventrículo) sugere que não há necessidade de estimulação atrial, tornando o marcapasso unicameral uma escolha apropriada. Além disso, o paciente apresenta bloqueio atrioventricular total, que é uma indicação para a implantação deste tipo de marcapasso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo