Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizad...
Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação. Como parte de uma equipe de saúde, o profissional de enfermagem precisa conhecer e atentar-se às intercorrências clínicas obstétricas.
Dentre as intercorrências obstétricas, correlacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com o termo e sua definição, e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( 1 ) Hiperêmese
2 ) Ameaça de aborto ou abortamento evitável
( 3 ) Mola Hidatiforme
( 4 ) Descolamento Cório-Amniótico
( 5 ) Pré-eclâmpsia
( 6 ) Eclâmpsia
I - ( ) Presença de sangramento vaginal discreto ou moderado, sem que ocorra modificação cervical, geralmente com sintomatologia discreta ou ausente (dor do tipo cólica ou peso na região do hipogástrio).
II - ( ) Caracteriza-se pela presença de convulsões tônico-clônicas generalizadas em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva.
III - ( ) Presença de sangramento vaginal intermitente, geralmente de pequena intensidade, indolor e, por vezes, acompanhado da eliminação de vesículas (sinal patognomônico).
IV - ( ) Vômitos contínuos e intensos, nos casos graves pode chegar à insuficiência hepática, renal e neurológica. Aspectos emocionais e adaptações hormonais são apontados como causadores desse transtorno.
V - ( ) Caracteriza-se por sangramento genital de pequena intensidade. É diagnosticado por exame ultrassonográfico, não representando quadro de risco materno e/ou ovular.
VI - ( ) Ocorre após a 20ª (vigésima) semana
de gestação, classicamente pelo desenvolvimento
gradual de hipertensão e proteinúria.