Com base em conhecimentos clínicos, quando o paciente chega...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - Síndrome coronária aguda (SCA).
Vamos entender melhor o raciocínio por trás dessa resposta:
Dor torácica é um sintoma que pode ser associado a diversas condições clínicas. É crucial para o profissional de enfermagem saber avaliar corretamente essas situações, uma vez que envolvem potencial risco de vida.
Síndrome coronária aguda (SCA) refere-se a um grupo de condições que incluem o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a angina instável. A característica comum é a redução súbita do fluxo sanguíneo para o coração, que pode causar dor torácica intensa e persistente, que não melhora com repouso ou medicação. Essa condição é uma emergência médica e demanda atendimento imediato.
Agora vamos analisar as outras alternativas:
B - Tromboembolia pulmonar (TEP): Embora a TEP também possa causar dor torácica, esta geralmente está associada a outros sintomas, como dispneia súbita e taquicardia. A dor na TEP é frequentemente pleurítica, piorando com respiração profunda.
C - Câncer de esôfago: Essa condição pode causar dor torácica, mas geralmente está associada a sintomas de disfagia (dificuldade para engolir) e perda de peso. A dor não costuma ser súbita e intensa como na SCA.
D - Infarto mesentérico: Caracteriza-se por dor abdominal intensa devido à interrupção do fluxo sanguíneo para o intestino. Embora seja uma emergência médica, a dor não é torácica e sim abdominal.
Portanto, a melhor hipótese diagnóstica para um paciente com dor torácica súbita e persistente, que não melhora com repouso ou medicação, é a Síndrome coronária aguda (SCA).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROTOCOLO CLÍNICO
SÍNDROMES CORONARIANAS AGUDAS
https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/protocolos/protocolo_uso/pcdt_sindromescoronarianasagudas.pdf
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B
Embolia ou Tromboembolismo Pulmonar (TEP) é a oclusão da artéria pulmonar ou um de seus ramos, geralmente ocorrendo quando um trombo venoso profundo (sangue coagulado de uma veia) se desloca de seu local de formação e viaja, ou emboliza, para o fornecimento sanguíneo arterial de um dos pulmões. A área do pulmão suprida por esta artéria poderá sofrer alterações com repercussões no organismo da pessoa, podendo causar sintomas. Os sintomas incluem dificuldade de respiração, dor torácica na inspiração e palpitações. Os sinais clínicos incluem baixa saturação de oxigênio sanguíne, respiração rápida e freqüência cardíaca aumentada. Casos graves de embolia pulmonar não tratada podem levar a colapso, instabilidade circulatória e morte súbita.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
C
No Brasil, o câncer de esôfago (tubo muscular que liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. No mundo, ele é o oitavo mais frequente e sua incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres.
O tipo mais frequente é o carcinoma epidermóide (CEC), responsável por 96% dos casos. Apesar de mais raro, o adenocarcinoma (AC) vem aumentando significativamente em frequência nas últimas décadas na população ocidental, devido ao aumento da prevalência da obesidade e da doença do refluxo gastroesofagiano.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
D
O infarto intestinal também conhecido como isquemia mesentérica, ocorre quando um trombo (coágulo de sangue) se desprende e entope uma artéria que leva sangue diretamente para o intestino comprometendo a irrigação do sangue com oxigênio nessa região.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo