Leia o texto a seguir. Elas são para sempre Um artigo pub...
Elas são para sempre
Um artigo publicado na revista científica Nature traz a mais fascinante explicação para um dos maiores tormentos das pessoas – a dificuldade de emagrecer e de manter o novo peso. Pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, revelaram que o número de células adiposas (adipócitos) é definido até os 20 anos. Depois dessa idade nada é capaz de diminuir essa quantidade – nem a mais espartana das dietas. Quando uma pessoa emagrece, os adipócitos apenas perdem o volume, mas continuam lá. Não é só isso. Todos os anos, 10% das células adiposas são renovadas. E as novas têm uma incrível propensão para aumentar de tamanho. Eis aí uma explicação de por que, depois de um período de privações à mesa, é fácil recuperar os quilos perdidos.
(Veja, 14 maio 2008.)
Segundo o texto, são corretas as alternativas abaixo, EXCETO:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de interpretação de texto apresentada. O objetivo é identificar a alternativa que não está correta com base no texto fornecido.
Tema da questão: Interpretação de texto.
Para resolver uma questão de interpretação de texto, é importante ler o texto com atenção, identificando as informações-chave. Neste caso, o texto fala sobre a dificuldade de emagrecer e manter o peso, explicando que o número de células adiposas é definido até os 20 anos e que essas células são renovadas anualmente.
Análise das alternativas:
A. "Artigo publicado na revista científica Nature traz uma boa explicação para a dificuldade de emagrecer e manter o novo peso."
Correta. O texto menciona que o artigo na revista Nature traz uma explicação fascinante sobre a dificuldade de emagrecer e manter o peso.
B. "Quando uma pessoa adulta emagrece, as células adiposas diminuem de volume, mas permanecem no organismo."
Correta. O texto explica que, ao emagrecer, as células adiposas perdem volume, mas continuam no corpo.
C. "É fácil recuperar quilos perdidos, porque depois que as pessoas completam 20 anos, diminui o número de células adiposas em seu corpo."
Incorreta. O texto afirma que o número de células adiposas é definido até os 20 anos e não diminui após essa idade. Esta é a alternativa incorreta, pois contradiz a informação do texto.
D. "Pesquisadores de Estocolmo, na Suécia, revelaram que o número de adipócitos é definido nos indivíduos até os 20 anos."
Correta. O texto claramente afirma que o número de adipócitos é determinado até os 20 anos.
E. "Ocorre a cada ano, no corpo do indivíduo, a renovação de 10% das células adiposas."
Correta. O texto menciona que anualmente 10% das células adiposas são renovadas.
Resumo: A alternativa C é a exceção, pois apresenta uma informação que não condiz com o que está descrito no texto. As outras alternativas estão corretas de acordo com o texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, revelaram que o número de células adiposas (adipócitos) é definido até os 20 anos. Depois dessa idade nada é capaz de diminuir essa quantidade – nem a mais espartana das dietas."
Agora sei por que recupero o peso kkkkkkk
letra - C
LETRA - C
SEGUNDO O TEXTO! O texto não diz isso: "É fácil recuperar quilos perdidos''
O título já diz: "elas (células adiposas) são para sempre".
Vejamos:
Pesquisadores do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, revelaram que o número de células adiposas (adipócitos) é definido até os 20 anos. Depois dessa idade nada é capaz de diminuir essa quantidade – nem a mais espartana das dietas.
Assim, conforme o texto, nada é capaz de diminuir a quantidade de células adiposas.
Alternativa "c" incorreta ao afirmar que após os 20 anos essas células diminuem.
Pode até errar a questão, mas conhecimento científico a gente terá
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo