Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674253 Medicina
Um paciente de 57 anos de idade, com amputação transfemoral direita, em terço médio, há seis meses, por insuficiência arterial aguda, comparece ao consultório para protetização. Nega outras comorbidades. Verifica-se locomoção com par de muletas canadenses, amplitude de movimento preservada e cicatriz em coto de bom aspecto, sem invaginações. Ao exame, constatam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 16 irpm; e SatO2 = 96%.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos à reabilitação de pacientes amputados, julgue o item a seguir.
A protetização de um paciente com amputação transfemoral está condicionada ao nível de amputação, às condições clínicas do coto, ao membro contralateral e ao nível funcional previsto para esse paciente, conforme suas atividades diárias, exclusivamente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação da questão está incorreta, pois a protetização de um paciente com amputação transfemoral não é condicionada exclusivamente ao nível de amputação, às condições clínicas do coto, ao membro contralateral e ao nível funcional previsto para esse paciente, conforme suas atividades diárias. Além desses fatores, a protetização também leva em consideração aspectos psicológicos do paciente, sua motivação, o suporte social disponível, o acesso a serviços de reabilitação e a capacidade de manter a prótese. Isso significa que a protetização é um processo multifatorial, onde a condição física do paciente é um componente importante, mas não é o único fator considerado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo