O período da latência vai aproximadamente dos cinco aos 10 ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623252 Psicologia
O período da latência vai aproximadamente dos cinco aos 10 anos de idade. Sobre esse período assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: A

A questão aborda o período de latência, que é um conceito da teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Este período ocorre aproximadamente entre os cinco e os dez anos de idade. Durante a latência, há uma pausa no desenvolvimento das pulsões sexuais, permitindo que a criança foque no desenvolvimento social, intelectual e cultural.

Análise das alternativas:

A - Pessoas fixadas nesse período parecem desejar permanecer num estado de despreocupada liberdade e terem a vida ativa e aventureira.

Comentário: Esta alternativa é CORRETA. Durante o período de latência, as crianças tendem a desfrutar de atividades e brincadeiras, em uma fase de relativa tranquilidade emocional e social. Elas se dedicam a explorar o mundo ao seu redor, desenvolvendo novas habilidades de maneira mais livre, sem as intensas preocupações ou conflitos emocionais das fases anteriores.

B - A fase da latência pode ser dividida em três etapas, a primeira dos cinco anos aos sete, a segunda dos sete aos nove e a terceira etapa dos nove aos dez anos de idade.

Comentário: Esta alternativa é INCORRETA. A teoria psicanalítica não divide o período de latência em subetapas específicas como mencionado. A latência é vista como um período único de desenvolvimento antes da entrada na adolescência.

C - Esse período é caracterizado por aumento do desenvolvimento sexual, dessa forma os impulsos eróticos exercem menor influência.

Comentário: Esta alternativa é INCORRETA. Durante a latência, o desenvolvimento sexual é suprimido ou "latente", justamente resultando em uma menor influência dos impulsos eróticos. Portanto, esta afirmação é contraditória.

D - Na segunda etapa os problemas edipianos estão ainda na superfície e a criança tende a usar defesas contra impulsos eróticos e agressivos.

Comentário: Esta alternativa é INCORRETA. Na teoria freudiana, os problemas edipianos são característicos da fase fálica, que precede a latência. Durante a latência, esses conflitos são menos evidentes, e a criança não usa as defesas contra impulsos de forma tão ativa quanto na fase fálica.

E - Nenhuma das alternativas.

Comentário: Esta alternativa é INCORRETA porque a alternativa A está correta.

Espero que a explicação tenha ajudado a compreender melhor o período de latência e sua importância no desenvolvimento infantil. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

´Há fixação no período de latência?

Gabarito A.

"Embora a fase de latência não traga à personalidade traços de caráter tão marcantes como nas fases anteriores, é comum encontrar adultos que se portam como crianças de seis anos. Desejam permanecer em aparente estado de despreocupada liberdade e de terem uma vida ativa e aventureira. Não se ligam a compromissos formais, e também se identificam com heróis de ficção. Para essas pessoas, a fase de latência é idealizada, pois os impulsos sexuais mantiveram-se em calmaria e o contato com grupos sociais – no caso os amigos – lhes proporcionavam status. Assim, a competição era de iguais e havia uma valorização da sua pessoa, portanto, pode haver uma fixação nesta fase, para sentir conforto emocional."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo