Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674255 Medicina
Um paciente de 57 anos de idade, com amputação transfemoral direita, em terço médio, há seis meses, por insuficiência arterial aguda, comparece ao consultório para protetização. Nega outras comorbidades. Verifica-se locomoção com par de muletas canadenses, amplitude de movimento preservada e cicatriz em coto de bom aspecto, sem invaginações. Ao exame, constatam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 16 irpm; e SatO2 = 96%.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos à reabilitação de pacientes amputados, julgue o item a seguir.
Tendo em vista os pré-requisitos para protetização, um joelho pneumático associado a pé articulado constitui indicação favorável a esse paciente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é falsa. Na protetização, é importante levar em conta o nível de atividade e mobilidade do paciente. No caso apresentado, o paciente de 57 anos, que perdeu sua perna em uma amputação transfemoral e se locomove com muletas canadenses, provavelmente seria classificado como um paciente com nível de atividade baixo a moderado. Proteses de joelho pneumático e pé articulado são geralmente indicadas para pacientes com alto nível de atividade física, pois esses componentes proporcionam um maior nível de controle e mobilidade. Para pacientes com nível de atividade baixo a moderado, seria mais apropriado uma prótese de joelho mecânica não articulada ou de pé sólido. Portanto, um joelho pneumático associado a um pé articulado não seria a indicação mais favorável para este paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo