Julgue o item a seguir.A capacidade regenerativa do fígado, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316341 Biologia

Julgue o item a seguir.


A capacidade regenerativa do fígado, caracterizada pela capacidade de se recuperar após danos, é atribuída principalmente à presença de hepatócitos, células parenquimatosas do fígado, capazes de se multiplicar e restaurar a integridade do órgão.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede a análise do item sobre a capacidade regenerativa do fígado ser atribuída aos hepatócitos, células capazes de se multiplicar e restaurar a integridade desse órgão. O fígado é responsável por filtrar diversas substâncias tóxicas ao organismo humano, e armazena uma grande concentração de glicogênio (resíduos de glicose) como uma reserva de glicose. Ele é responsável por receber sangue da parte gastrointestinal, de órgãos digestivos e do baço, para então filtrá-lo. O fígado apresenta uma grande quantidade de mitocôndrias (aproximadamente duas mil) pelo alto consumo de energia nas células desse órgão. As células no corpo podem ser lábeis (divisão contínua), estáveis (quiescentes) ou permanentes (não divisoras). As células lábias possuem uma capacidade alta de regeneração, como as células de revestimento (epitelial) e órgãos do tecido hematopoiético que se proliferam por toda a vida, substituindo as mais velhas ou irrecuperáveis. As células estáveis se mantem em descanso na sua maioria do tempo, porém ao receber um estímulo pode mudar e se replicar, regenerando o tecido de origem, como os fibroblastos e células de glândulas (endócrinas e exócrinas, como pâncreas e fígado – células hepáticas). As células permanentes não apresentam capacidade de replicação e não se dividem pela sua alta especificação, como as células nervosas e musculares. A regeneração do fígado ocorre pela replicação das células maduras sem relação com as células tronco, que a partir de estímulos de certas substâncias, são capazes de multiplicar suas células. Elas podem restaurar o órgão, estimulando o crescimento das células hepáticas (hepatócitos) dos lobos do fígado, e aumentando seu tamanho até um volume compensatório. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998)

 

Fonte da imagem: site anatpat.unicamp.br



A capacidade regenerativa do fígado, caracterizada pela capacidade de se recuperar após danos, é atribuída principalmente à presença de hepatócitos, células parenquimatosas do fígado, capazes de se multiplicar e restaurar a integridade do órgão.


O fígado apresenta células estáveis, ou quiescentes, que se mantém geralmente sem realizar divisões celulares, mas que quando é estimulada, muda e apresenta capacidade de replicação e regeneração. Os hepatócitos são células parenquimatosas que se multiplicam e restauram esse órgão, até um crescimento que possa compensar sua perda. Portanto, este item está correto.


Gabarito do Professor: CERTO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo