Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674257 Medicina
Um paciente de 57 anos de idade, com amputação transfemoral direita, em terço médio, há seis meses, por insuficiência arterial aguda, comparece ao consultório para protetização. Nega outras comorbidades. Verifica-se locomoção com par de muletas canadenses, amplitude de movimento preservada e cicatriz em coto de bom aspecto, sem invaginações. Ao exame, constatam-se PA = 120 mmHg x 80 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 16 irpm; e SatO2 = 96%.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos à reabilitação de pacientes amputados, julgue o item a seguir.
A dor em membro fantasma deve ser abordada quando interferir nas atividades diárias ou no sono, sendo indicações farmacológicas os antidepressivos tricíclicos, os inibidores do GABA, as medicações antiepilépticas e até mesmo os antiarrítmicos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. A dor em membro fantasma é uma sensação que muitos pacientes amputados experimentam, onde eles sentem que o membro amputado ainda está presente. Ela pode ser incômoda e até mesmo interferir nas atividades diárias e no sono do paciente. O tratamento desta condição pode incluir diferentes tipos de medicamentos, incluindo antidepressivos tricíclicos, inibidores do GABA (ácido gama-aminobutírico), medicamentos antiepilépticos e até mesmo medicamentos antiarrítmicos. Todos esses medicamentos têm sido reportados como úteis no alívio da dor em membro fantasma, embora a eficácia possa variar muito dependendo do paciente individual. Portanto, a abordagem sugerida na questão é uma prática aceitável na medicina de reabilitação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo