A alternativa em que há palavra(s) ou expressão(ões) emprega...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2436405 Português

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08.


Objetos de estimação


Os objetos do outro não devem ser menosprezados. Não se pode julgar pela aparência, pois, muitas vezes, são de estimação. O valor emocional nunca está explícito na etiqueta. Assim, um tênis velho pode ser o mais confortável. Um chinelo indigente talvez represente a liberdade do lar. Não são objetos de valor, como um relógio antigo ou um colar de prata. Mas são objetos quebrados, machucados, sofridos, enferrujados.

O avô de Fabrício, Leônida, por exemplo, entrava em pânico quando não achava a tesourinha de aparar bigode, que tinha desde a época de sua adolescência. Às vezes, ele nem queria a tesourinha para usar na hora, era somente para se certificar de que permanecia no mesmo lugar onde a tinha deixado.

A maior indignação de Leônida foi quando desapareceu o seu pulôver amarelo, que repousava sempre nas costas de uma cadeira. Tamanho o apego, nem corria o risco de colocá-lo para lavar com frequência. Vestia a malha para cortar lenha de manhã. Qualquer um o enxergava de longe, trabalhando com a machadinha no quintal.

Um dia, depois de procurar incansavelmente o pulôver nas gavetas e nos armários, de esculhambar a casa, revirar o quarto, chegou perto da mulher, que estava encerando o piso, e perguntou-lhe se ela não tinha pegado a peça por engano. Ela nem precisou responder. Leônida, arrasado, enxergou o pulôver amarelo nos pés de sua esposa. Havia sido aposentado à força e transformado num pano para lustrar o chão.


(Fabrício Carpinejar. Família é tudo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. Adaptado)

A alternativa em que há palavra(s) ou expressão(ões) empregadas com sentido figurado é:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um chinelo indigente talvez represente a liberdade do lar. (1o parágrafo)

Gabarito: B

Um chinelo indigente talvez represente a liberdade do lar. (prosopopeia ou personificação, figura de linguagem que atribui características de seres animados a seres inanimados ou abstratos)

indigente

  1. que ou aquele que vive em indigência, sem condições de suprir suas próprias necessidades; miserável, necessitado, pobre.

Para responder essas questões:

Sentido denotativo= real

Sentido conotativo= figurado (não é real)

 expressão “um chinelo indigente" está em sentido conotativo, que significa: chinelo pobre ou miserável . Existe chinelo indigente? Não!!!!

Temos uma figura de linguagem: a personificação é utilizada para atribuir sensações, sentimentos, comportamentos, características e/ou qualidades essencialmente humanas (seres animados) aos objetos inanimados ou seres irracionais.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo