Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674259 Medicina
Uma paciente de 62 anos de idade, hipertensa, com dor e edema em membro superior direito após mastectomia direita, refere impressão de membro “ïnchado”, com sensação de peso, aperto em região distal do membro e diminuição da flexibilidade das articulações do segmento acometido, há três meses, com piora progressiva, e limitações nas atividades domésticas diárias. Ao exame físico, demonstra redução leve de amplitude de movimento nas articulações de ombro e dedos. Verificam-se edema de membro superior direito (++/4), pulsos radiais presentes e simétricos, FC = 94 bpm, FR = 12 irpm e SatO2 = 99%.  
Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir:
É comum a incidência de fenômenos tromboembólicos nessa população, com comprometimento de membro superior ipsilateral, sendo mandatória a realização de exames complementares.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é falsa. O cenário clínico descreve um caso típico de linfedema, uma consequência comum após mastectomia. O linfedema é uma condição crônica caracterizada pelo inchaço de membros devido ao acúmulo de linfa, devido à disfunção do sistema linfático. Isso pode ocorrer após a mastectomia, especialmente quando os gânglios linfáticos axilares são removidos ou danificados. Embora o linfedema possa aumentar o risco de infecções no membro afetado, não está associado a um risco aumentado de eventos tromboembólicos. Portanto, embora seja importante monitorar e tratar o linfedema em pacientes pós-mastectomia, a realização de exames complementares para tromboembolismo não é mandatória nessa população, a menos que haja outros fatores de risco ou sintomas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo