O caráter orgânico do arquivo é resultado da relação direta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNPQ Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente |
Q91052 Arquivologia
Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos fundamentais de
arquivo.

O caráter orgânico do arquivo é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é C - certo.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e como podemos justificar as demais alternativas.

O enunciado aborda o caráter orgânico dos arquivos. Esse conceito é fundamental em arquivologia e refere-se à característica de que os documentos de um arquivo são criados e acumulados de forma natural e contínua no decorrer das atividades de uma organização, seja ela uma empresa ou um órgão público.

Caráter Orgânico:

O caráter orgânico dos arquivos é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa. Isso significa que os documentos não são criados aleatoriamente; eles surgem como consequência direta das funções e operações da instituição. Eles refletem as ações, as decisões e os processos administrativos ao longo do tempo.

Por isso, os documentos de arquivo são considerados únicos e insubstituíveis, pois estão intimamente ligados ao funcionamento daquela organização específica, evidenciando suas atividades e operações.

A assertiva está correta ao afirmar que o caráter orgânico do arquivo é resultado da relação direta que os documentos estabelecem com as atividades desenvolvidas por um órgão ou uma empresa.

Vamos agora justificar as alternativas incorretas:

E - errado: Se a alternativa fosse "errada", isso sugeriria que a relação direta entre os documentos e as atividades da organização não caracterizaria o arquivo de forma orgânica, o que é incorreto. O caráter orgânico é, de fato, um dos pilares da arquivologia que define a essência dos arquivos.

Portanto, ao entender o caráter orgânico dos arquivos, fica claro que ele é resultado da interação contínua e natural dos documentos com as atividades da organização, validando a alternativa correta como C - certo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Princípios arquivísticos

  Além do princípio da Proveniência, existem outros princípios da Arquivo­logia. Destacaremos, de forma resumida, os mais importantes, que são:

  a) Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

  b) Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

  c) Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

  d) Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

  e) Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

  (Fonte: BELLOTTO, Arquivos permanentes: tratamento documental)


Os documentos de arquivo possuem caráter orgânico, mostrando a importância do conjunto documental, a “relação que os documentos mantêm entre eles”. Já os documentos de biblioteca possuem relação não orgânica, não precisando haver algum tipo de ligação entre eles. Além disso, estes possuem numerosos (múltiplos) exemplares, ao contrário dos documentos de arquivo (onde cada setor produz o seu próprio documento, em exemplar único).

 

https://www.passeidireto.com/arquivo/17428568/arquivologia-para-concursos---4---motta-sylvio/7

CORRETA!

 

Princípio da Organicidade:

É o princípio segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.

 

(Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Analista de Correios - Arquivologia) A organicidade do arquivo se verifica na relação que os documentos mantêm entre si em decorrência das atividades do sujeito acumulador, seja ele pessoa física ou jurídica. C

CESPE - 2007 – ANVISA: O caráter orgânico é uma das características básicas dos arquivos. C.

CESPE - 2019 - TJ-AM - Analista Judiciário: O caráter orgânico que interliga os documentos de um mesmo conjunto constitui característica primordial dos arquivos. C.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo