É verdade que as mulheres não são engraçadas?Em ensaio de 20...
Em ensaio de 2007 na revista Vanity Fair, o escritor Christopher Hitchens perguntou: "Por que as mulheres não são engraçadas?" Suas duas respostas: a mulher e o humor seriam "opostos" e "a tarefa mais importante que o homem precisa desempenhar na vida é impressionar o sexo oposto. As mulheres não têm a menor necessidade correspondente de atrair os homens dessa maneira. Elas já os atraem”. Eu acho que os homens fazem graça para atrair mulheres porque as mulheres consideram o humor um sinal de inteligência e o valorizam num companheiro muito mais que os homens. Também penso que nem sempre os homens conseguem seduzir as mulheres pelo riso. Elas são ensinadas desde a infância a sorrir, ser educadas e gentis. Não fazem tanta força quanto os homens para ser engraçadas, porque o humor pode ofender. Mas as que rompem com essa convenção social podem nos levar a gargalhar tanto quanto eles. Hitchens também pergunta: se as mulheres são tão divertidas quanto os homens, por que existem muito mais humoristas e roteiristas cômicos homens que mulheres? Uma resposta: o humor tem sido tradicionalmente uma profissão dominada pelos homens. No Brasil há menos comediantes mulheres porque o machismo retardou os avanços feministas. Mesmo assim, a peça de teatro Cócegas, escrita e representada por Heloísa Périssé e Ingrid Guimarães, ficou em cartaz por dez anos porque suas personagens enfrentam o cotidiano da mulher moderna de modo cômico. Portanto, eu diria a Hitchens: dê às mulheres mais tempo para desafiar as convenções sociais, e seus clichês sobre elas se tornarão risíveis.
O livre comentário a partir do texto está escrito com clareza e correção em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
a) A crítica intrinseca (tinha que ter acento por se tratar de uma proparoxítona - intrínseca) à grande parte dos comentários cômicos é capaz de sucitar situações embaraçosas; por isso, muitas mulheres abnegam comentários jocosos.
(b) O ensaio de Hitchens certamente foi rechassado por feministas, por partir do pressuposto que a mulher seria menos habil (teria que ser acentuada por se tratar de paroxítona terminada em L - hábil) que o homem no que tange o humor.
(c) Nem sempre o artificio (paroxítona terminada em ditongo tem acento - artifício) do humor impressiona o sexo oposto, mas existem outros atributos igualmente poderosos no processo da conquista, a gentileza é uma delas.
(d) Em um ensaio controverso vindo a público em 2007, o escritor Christopher Hitchens discorreu acerca da razão de as mulheres não serem engraçadas.
(e) Afirmar que as mulheres são menos divertidas que os homens soam (erro de concordância verbal; Afirmar que as mulheres....soa..) temerario (paroxítona terminada em ditongo é acentuada - temerário), à (não se usa crase antes de verbo - (a)) considerar a inexistência de fórmula para o que deve ser entendido como engraçado.
Gabarito Letra D)
a)Intrínseca - faltou acento no i / suscitar (faltou s);
b)Rechaçado ( grafia com ç)/ Hábil - (faltou acento gráfico);
c) Artifício (faltou acento gráfico );
D) GABARITO
e) Verbo soar - singular ( sujeito : Afirmar que as mulheres) / temerário (faltou acento gráfico)/ retirar a crase antes do verbo considerar - a considerar.
Acredito que a B esteja errada também pela falta de clareza no enunciado:
por partir do pressuposto que a mulher seria menos habil que o homem no que tange o humor.
O correto, acredito eu, seria NO QUE TANGE AO HUMOR.
EM RELAÇÃO À LETRA E
Afirmar que as mulheres são menos divertidas que os homens soam temerario...
SOAM ESTÁ EMPREGADA INCORRETAMENTE NO PLURAL, VISTO QUE DEVERIA CONCORDAR COM AFIRMAR QUE AS MULHERES... SOA TEMERÁRIO...
ERROS, POR FAVOR, AVISEM-ME.
suSCitar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo