Da afirmação o poder do dinheiro na sua carteira depende da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125595 Português

                                            [Modos de valor]


      “O ouro é uma coisa maravilhosa”, escreveu Colombo, da Jamaica, aos reis de Espanha em 1503, “seu dono é o senhor de tudo que deseja; o ouro faz até mesmo as almas entrarem no paraíso”. A fé no padrão-ouro e a crença no paraíso cristão saíram combalidas do correr dos séculos, mas o poder do dinheiro se mantém incólume.

      O que lhe dá essa força? Papel-moeda ou bit digital, o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais. Se os outros não precisassem dele nem o desejassem, o dinheiro de nada valeria. O dinheiro é poder de mando sobre o trabalho e os bens disponíveis no mercado, mas ele vai muito além disso: o dinheiro representa uma singular fonte de poder nas relações interpessoais – tem o dom de proporcionar ao seu possuidor a renda psíquica suplementar de um especial comando sobre a atenção, o respeito, a deferência e o afeto alheios.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo, Companhia das Letras, 2016, p. 107-108) 

Da afirmação o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais deve-se deduzir que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão requer interpretação textual, questão que exige habilidade de deduzir, inferir as ideias que compõem o texto.  

Alternativa (A) incorreta - Segundo as ideias do texto, o poder de compra do dinheiro não é limitado pela oferta de bens, pois vai muito além disso, ele é poder de mando sobre o trabalho e também representa uma fonte de poder nas relações interpessoais.

Alternativa (B) incorreta - Não há uma distribuição viciosa das riquezas, pois o dinheiro não é atribuído a todos igualmente.

Alternativa (C) incorreta - De acordo com as ideias do texto, a disponibilidade de dinheiro na sociedade não se abre para quem faz por merecê-lo, e sim para quem tem o poder de tê-lo.

Alternativa (D) incorreta - A palavra “poupa" faz com que a resposta seja incorreta. A respeitabilidade pessoal refere-se àquele que tem dinheiro, independentemente se poupa ou não.

Alternativa (E) correta - O dinheiro tem nos limites de sua distribuição a condicionante básica de seu valor porque para um ter mais dinheiro, o outro não pode ter nada ou ter muito pouco. Isso significa “a real má distribuição de renda", o que gera a desigualdade social.
 

Gabarito da professora: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E

? De acordo com o texto: O que lhe dá essa força? Papel-moeda ou bit digital, o poder do dinheiro na sua carteira depende da falta dele na carteira dos demais. Se os outros não precisassem dele nem o desejassem, o dinheiro de nada valeria

? Ou seja, o dinheiro depende do valor que lhe é atribuído, tendo limites (=se para o outrem ele não tem valor, logo, de nada vale o dinheiro).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Segundo ao texto, o dinheiro é importante devido aos limites de sua distribuição, pois uns possuem mais que outros e isso faz com ele seja tão ambicionado.

LETRA E.

Ô banca tendenciosa essa FCC!!

Talvez a D se não forçasse a barra no ''poupar'' até que poderia ser relativamente correta

Invertendo alguns termos: O dinheiro tem a condicionante básica de seu valor nos limites de sua distribuição.

Creio que a leitura fica menos truncada dessa forma, assim colaborando para a interpretação adequada.

Portanto, havendo (condição) maior quantidade de dinheiro dentro da sua carteira (distribuição), menor quantidade de dinheiro haverá na carteira alheia (distribuição).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo